Londrina na latinha

Governador autoriza procura por terreno do Hospital

04 nov 2014 às 15:49

Assessoria:


O governador Beto Richa deu sinal verde para definição do terreno do Hospital da Zona Oeste, aceitando tanto a alternativa do imóvel do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) como a compra de área utilizando recursos previstos no orçamento do governo do Estado. Nos próximos dias, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado e da Paraná Cidades vão analisar o terreno do IBC. Se entenderem que é viável construir o hospital ali, o governador vai solicitar a doação pela União.


Caso considerarem inviável, Beto Richa informou que concorda em utilizar parte dos R$ 25 milhões projetados no orçamento de 2015 para aquisição de área particular, com o instrumento de reversão financeira. Nessa opção, o deputado federal Alex Canziani precisa apresentar emenda parlamentar ao orçamento da União, compensando os recursos estaduais que serão usados na negociação do terreno do futuro hospital.


"Praticamente temos solucionada a questão da área, agora com a determinação do governador Beto Richa aos técnicos do governo para definirem a melhor alternativa, em conjunto com as lideranças de Londrina. Foi fundamental esse posicionamento do governador, assegurando que quer iniciar a construção do Hospital da Zona Oeste o mais breve possível", relatou o deputado estadual Tercilio Turini.


Ele, o vice-prefeito Guto Bellusci, um representante do deputado federal Alex Canziani e os vereadores Gustavo Richa, Vilson Bittencourt e Tio Douglas, da Comissão de Seguridade Social da Câmara de Londrina, conversaram no início da tarde com o governador, em Curitiba. Também estiveram com o secretário interino de Saúde do Estado, René José Moreira dos Santos.

De manhã, Tercilio Turini reuniu-se com o secretário de Saúde e representantes da área de patrimônio público do Estado, discutindo a alternativa do terreno do antigo IBC. "Os técnicos informaram que não existe objeção para o governo estadual solicitar a doação da área pela União, desde que seja adequada para a construção do hospital", disse o deputado. Após a visita ao local, o parecer sobre a viabilidade deve estar pronto em uma semana.


Continue lendo