Londrina na latinha

Capacitação para fiscalização dos recursos públicos em Londrina

15 out 2013 às 16:31

Assessoria:

A capacitação da sociedade para o exercício da fiscalização dos recursos públicos é um dos principais objetivos do curso "Olho Vivo no Dinheiro Público", que será realizado em Londrina entre a próxima segunda (21) e sexta-feira (24).


Serão cinco oficinas, três direcionadas à população e duas a servidores públicos, além de uma mesa redonda sobre a importância do controle social para o avanço da transparência e eficiência na gestão pública.


O evento é uma promoção do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Prefeitura Municipal de Londrina e Observatório de Gestão Pública (OGPL).


Os cursos são gratuitos e serão ministrados por profissionais da Controladoria Geral da União (CGU). Três dos cursos são voltados principalmente às áreas de saúde, educação e assistência social e direcionados à capacitação da sociedade - como líderes comunitários, membros de Observatórios Sociais e conselheiros municipais dos três segmentos.


Nestes eventos, haverá uma parte teórica sobre noções de fiscalização, com técnicas de inspeção, comparação de preços, licitações e prestação de contas.


Os participantes ainda farão o trabalho na prática, com visitas a uma unidade básica de saúde, um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e uma escola pública para vistorias. Além disso, farão um relatório final sobre as condições encontradas nos locais e receberão orientações de como cobrar melhorias da administração pública.


Os outros dois cursos – estes voltados especialmente para servidores – visam setores em que o poder público ainda deve evoluir: Lei de Acesso à Informação e fiscalização de contratos. Vale ressaltar que todas as oficinas são abertas a qualquer cidadão interessado em acompanhar de maneira mais apurada o poder público.


A CGU ministra os cursos gratuitamente e busca cidades que são referências regionais para desenvolver um trabalho contínuo de capacitação.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Prefeitura Municipal.

Mais informações pelos telefones (43) 3324-1414, (43) 8406-8674 e (43) 9958-0454.


Continue lendo