Assessoria:
O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Londrina, que há 34 anos oferece apoio emocional às pessoas em situação de desespero, será homenageado pelo Legislativo com o Diploma de Reconhecimento Público, durante a sessão ordinária desta terça-feira (9), às 18h, na Câmara de Vereadores.
A iniciativa para a concessão da honraria foi da vereadora Elza Correia (PMDB), apoiada pela maioria dos integrantes da Casa.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) foi fundado na cidade de São Paulo (SP) em 1962 por um grupo de universitários. A iniciativa se espalhou pelo Brasil. O principal objetivo da entidade é, por meio da atuação essencialmente voluntária, oferecer apoio emocional às pessoas que estão confusas e abaladas emocionalmente, usando para isso o telefone e a internet.
A filosofia do CVV é oferecer oportunidade para o desabafo daqueles que se encontram do outro lado da linha, pois os voluntários acreditam que ao serem acolhidas, as pessoas se fortalecem.
O CVV foi reconhecido nacionalmente com o título de Utilidade Pública Federal em 20 de dezembro de 1973, por meio do decreto n° 73.348. A partir de 2002 o governo federal resolveu apoiar a iniciativa uma vez que não existia outra instituição de prevenção ao suicídio no Brasil e investiu na divulgação da entidade. Neste período ocorreu a abertura de novos postos da entidade e ao mesmo tempo, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) liberou um número de telefone de três dígitos para atendimento em todo o país, o 141, de fácil memorização.
O posto do CVV em Londrina foi fundado em outubro de 1980 e os voluntários que conheceram paulista se instalaram inicialmente numa pequena sala cedida pela prefeitura, localizada rua Mato Grosso. Posteriormente, a entidade ocupou também um espaço no prédio da Secretaria de Cultura além de outros três endereços e atualmente funciona num imóvel alugado na rua Bahia. Conta com um grupo de 20 voluntários, para atendimento todos os dias da semana, no período das 14 às 18h30. O atendimento telefônico é feito por meio dos números 141 e também 3356-4111.