Londrina na latinha

Aniversário da UEL

04 out 2013 às 17:02

Assessoria:

As comemorações dos 42 anos da UEL começam nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, às 9 horas, no Bosque Perobal, no Campus Universitário, com o plantio da 42ª peroba, pelos professores Estela Okabayaski Fuzii, Joaquim Carvalho da Silva e Maria Tereza Popoff.

A homenagem aos três docentes se deve ao fato deles integrarem o quadro de servidores da Universidade, mesmo tendo mais de 70 anos, idade da aposentadoria compulsória de servidores públicos. Mesmo assim, os septuagenários continuam na ativa, no pleno exercício das respectivas funções e atividades dentro da Universidade. Isso se deve ao regime de trabalho de dois deles: Joaquim Carvalho da Silva e Maria Tereza Popoff, que mantiveram seus contratos vinculados a CLT, que não tem idade limite para a aposentadoria. A professora Estela atua como assessora especial.

A professora Estela Okabayaski Fuzii foi a primeira nikkei, nascida em Londrina. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, entre outras atividades, a professora foi chefe do Departamento de Educação, na época de fundação da Universidade.

Estela também foi diretora e vice-diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), e esteve à frente do Núcleo de Tecnologia Educacional, hoje, Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED) por 21 anos. Atualmente é diretora do Núcleo de Estudos de Cultura Japonesa (NECJ).

Já o professor Joaquim Carvalho da Silva é natural de Santana de Cataguases/MG. Em 1933 veio para Bandeirantes/PR, na fase do desbravamento da região. Em 1959, foi estudar no colégio e seminário do Caraça (MG). Ele participou dos trâmites da fundação da UEL de 1968 a 1970, e foi o primeiro coordenador dos cursos de Letras

Joaquim Carvalho também foi diretor do CCH por duas vezes, de 1980 a 1984 e de 1990 a 1994. Foi criador do projeto de Extensão Disque-Gramática, em 1995. A iniciativa completou 18 anos de funcionamento ininterrupto. O professor também mantém há oito anos o programa "Fala Brasil", que vai ao ar pela Rádio Paiquerê duas vezes ao dia. Ele escreveu o livro Peroba-Rosa, que conta a história dos 25 anos da UEL, e em 2006 escreveu a história dos 50 anos dos cursos de Letras, iniciados ainda na FAFILON, além de ter publicado mais seis livros publicados.

Outra homenageada será a professora Maria Tereza Salvadeu Popoff, que nasceu em Dois Córregos, no estado de São Paulo. Ela estudou na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina (FAFILON), sendo transferida de Bauru, no ano de 1961.

Em 1970 com a incorporação da FAFILON pela recém criada Universidade Estadual de Londrina, a professora da antiga Faculdade foi colocada à disposição da UEL pelo estado, e portanto, permanece até os dias de hoje.

A professora começou a trajetória na UEL oficialmente em 1984, atuou na área de Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Desde 1995, Maria Tereza trabalha no Projeto de Extensão de Língua Portuguesa sendo sua coordenadora por vários anos e agora atua como professora supervisora.

Maria Tereza também foi coordenadora geral de estágio e da área de Metodologia e Prática de Ensino da Língua Portuguesa. Atualmente, ela é professora supervisora de estágio.


Continue lendo