Londrina Genial

IV Feira das Profissões da UEL traz inteligência artificial , games, robótica e muito mais.

31 ago 2015 às 17:16

IV Feira das Profissões da UEL traz inteligência artificial , games, robótica e muito mais.

Começaram os preparativos para a realização da IV Feira das Profissões da UEL, marcada para o próximo dia 3 de setembro, uma quinta-feira, no ginásio de esportes João Santana, do Centro de Educação Física (CEFE), no Campus.


Na edição realizada no ano passado, mais de 6 mil estudantes do Ensino Médio de 125 escolas do Paraná e de São Paulo estiveram na UEL.


A Feira das Profissões pretende apresentar os 54 cursos de graduação da UEL aos estudantes do Ensino Médio que buscam informações sobre carreiras profissionais e mercado de trabalho, contribuindo para uma escolha profissional mais consistente. Eles também conhecerão os critérios dos processos de seleção para ingresso na universidade, entre os quais o vestibular, as ações afirmativas e a adesão ao SISU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação.


Já está definido que os visitantes da feira receberão gratuitamente um caderno com informações sobre os cursos de graduação da UEL, que poderão levar para casa para refletir sobre a escolha profissional. Está sendo planejada a estratégia de divulgação do evento junto às escolas públicas e privadas.


Na Feira de Profissões da UEL, os alunos de graduação do curso de Ciência da Computação irão apresentar alguns dos projetos desenvolvidos por eles no Departamento de Computação para mostrar aos visitantes o tipo de atividade por eles desenvolvida de modo a mostrar as possibilidades que o curso apresenta, bem como mostrar como o curso funciona, o que se estuda no mesmo, além de ficarem disponíveis para tirar as dúvidas dos visitantes.


O Departamento de Computação possui diversos laboratórios de pesquisa, e abaixo são listados alguns laboratórios e os projetos que os alunos dos mesmos irão apresentar:


*** Remid (Laboratório de Redes e Mídias Digitais)


O laboratório Remid irá apresentar uma solução para avaliação de qualidade de carnes baseada em Visão Computacional, uma área de estudo que envolve Computação Gráfica e Inteligência Artificial. Para tal serão utilizados câmeras digitais e marcadores para identificar as operações. O trabalho faz parte de uma parceria entre o DC/UEL e uma empresa privada na área de alimentos.


*** LSC (Laboratório de Sistemas de Computação)


O laboratório LSC irá apresentar um projeto de irrigação inteligente utilizando arduíno, onde sensores irão detectar o nível de umidade da terra e liberar a quantidade de água adequada de acordo com o cultivar plantado; tal projeto envolve circuitos digitais e lógica de programação, mostrando a aplicação de ambos em um problema real. Outro projeto irá mostrar o desenvolvimento de uma aplicação para o envio e recebimento de dados criptografados através da rede de forma que os caminhos dos dados seja aleatório e assim dificulte a interceptação das informações por terceiros; tal projeto é desenvolvido em uma FPGA e enfatiza o desenvolvimento de hardware através da linguagem VHDL.



*** Grupo de Inteligência Artificial e Robótica


O Grupo de Inteligência Artificial e Robótica trabalha com a investigação dos algoritmos de IA aplicados aos kits de robótica Lego Mindstorms®. Com o intuito de desenvolver o raciocínio lógico, criatividade, capacidade de planejamento e agilidade na resolução de problemas; o grupo apresentará seus robôs, programados com algoritmos de IA, que percorrerão uma arena simulando desafios de logística. Além dos robôs, o grupo irá apresentar jogos que utilizam conceitos de inteligência artificial para desafiar os visitantes da feira.


*** Grupo de Jogos


O Grupo de Jogos, que é um programa de formação complementar de ensino do Departamento de Computação, irá apresentar o desenvolvimento de jogo para crianças e adolescentes diabéticas. A estratégia é transmitir as informações sobre a doença de forma lúdica e através de um Serious Game, utilizando plataformas móveis (celulares e tablets).


Também serão apresentados dois jogos de corrida em ambiente 3D com simulação de gravidade, detecção de colisão e iluminação. Os jogos são desenvolvidos utilizando a Engine UNITY 3D.


A IV Feira das Profissões da UEL
Data: 3 de setembro 2015
Clique AQUI para mais informações.
feiraprofissoes@uel.br

Fonte:Wesley Attrot e Helen Senefonte.


Continue lendo