IFPR e SEBRAE realizam programa para potencializar alunos de destaque na área de tecnologia.
Entre os dias 20 de Agosto e 10 de Setembro, os colegiados dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR - Campus Londrina e o SEBRAE realizaram a primeira edição do Start It Up IFPR - Campus Londrina. A iniciativa teve como objetivo desenvolver um programa de preparação para que os alunos, que tem se destacado na pesquisa e inovação, possam ter uma melhor consciência de como seus projetos podem se concretizar em produtos e serem inseridos no mercado.
Alunos e professores reunidos com o consultor Rodrigo Martins
A consultora Cleufe Almeida, foi responsável pelas oficinas de Canvas e Pitch
O programa foi desenvolvido em três módulos: criatividade e modelagem de negócios (Business Model Canvas), workshop preparatório para apresentação em Pitch e desenvolvimento de MVP (Minimum Viable Product). Nesta ação de extensão, os estudantes puderam organizar suas ideias em planos de negócio, simular apresentações para possíveis investidores, assim como validá-las por meio de protótipos. Segundo a avaliação dos participantes, as oficinas foram importantes para incentivar o empreendedorismo e estimular a inovação cientifica e tecnológicas dos estudantes. "Entendi a forma de avaliar se um negócio pode ou não ser viável e como utilizar o Canvas para estruturar um novo negócio ou melhorar um que ja existe", relatou Kewerson Pereira de Melo, aluno do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já o jovem, Gabriel Arruda de 15 anos, aluno do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio disse: "Eu gostei por podermos por em prática o aprendizado de uma maneira dinâmica".
Da esquerda para direita, os prof. Fernando Accorsi e Jefferson Hachiya, a consultora Cleufe Almeida e os professores Leonardo Carmezini e Gilson Doi
A realização do programa é importante para potencializar os talentos da instituição que tem se destacado na academia e em eventos de nível nacional. Aliás, o momento para a realização da ação não poderia ser mais propício, pois os alunos tem participado de vários eventos, onde aplicaram seus aprendizados. Nesse mês de Setembro, apresentaram seus trabalhos na Mostra de Cursos do Campus e na etapa regional da Feira de Inovação Tecnológica do IFPR, além de vários trabalhos na Mostra de Trabalhos Técnicos do Colégio Técnico da Unicamp, evento de abrangência nacional no qual foram premiados com um segundo lugar na categoria apresentação oral. No mês de Outubro ainda deverão participar da etapa estadual da Feira de Inovação Tecnológica do IFPR e da final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, evento do qual a instituição participa pela segunda vez e em ambas as participações teve equipes nas finais nacionais.