Conflitos políticos mais uma vez geram constrangimento no esporte – algo bem triste – mas que ainda acontece. O jogador do Arsenal, Mkhitaryan,da Armênia, não disputará a final da Liga da Europa contra o Chelsea, que acontece no próximo dia 29, em Baku, no Azerbaijão.
Isso porque os dois países não tem relações diplomáticas desde os anos 80, quando os países travaram uma disputa pela região de Nagorno-Karabakh, ao longo das montanhas do Pequeno Cáucaso. A guerra aconteceu em 1994 e o clima é tenso entre os país até hoje.
Nas últimas semanas, existiu uma tentativa de trégua para que o jogador pudesse ir até o Azerbaijão disputar a partida. Mas com a possibilidade de problemas,o Arsenal voltou atrás e divulgou o comunicado abaixo.
"Nós exploramos completamente todas as opções para Micki fazer parte do elenco, mas depois de discutir isso com Micki e sua família, nós concordamos coletivamente que ele não estará em nosso grupo de viagem.
Escrevemos para a Uefa expressando nossas profundas preocupações sobre essa situação. Micki tem sido um jogador chave na nossa corrida até a final, então isso é uma grande perda para nós do ponto de vista da equipe.
Também estamos muito tristes por um jogador ter perdido uma grande final europeia em circunstâncias como esta, pois é algo que surge muito raramente na carreira de um futebolista.
Micki continuará a fazer parte dos nossos preparativos até partirmos para Baku no final de semana."
"We're very disappointed to announce that @HenrikhMkh will not be travelling with the squad for our #UELfinal against Chelsea."
Publicidade
Full statement 👇
Arsenal FC (@Arsenal) 21 de maio de 2019
O jogador também se manifestou nas redes sociais.
[...] It‘s the kind of game that doesn’t come along very often for us players and I must admit, it hurts me a lot to miss it.I will be cheering my teammates on! Let’s bring it home @Arsenal 🏆💪🏼💪🏼💪🏼 #uel #final #arsenal #chelsea #AFC #COYG pic.twitter.com/gnDA6oyolw
Henrikh Mkhitaryan (@HenrikhMkh) 21 de maio de 2019