O mundo retrô dos videogames há tempos está com moral. Mas cá pra nós: lançar uma fita original de Mega Drive quase 30 anos depois do lançamento oficial do console? Isso sim, é uma loucura, ainda mais pensando que o último jogo lançado para o console foi em 1996.
Esse tipo de projeto está se tornando recorrente pelo mundo, mas o inglês Matt Phillips foi além: ele resolveu lançar um game plataforma 2D - chamado Tanglewood - utilizando um computador com Windows 95, para que a programação fosse similar ao que acontecia na época, segundo o site IGN Brasil. Que pira não é? Claro que isso custa dinheiro e o game vai chegar para os fãs nostálgicos por 54 libras.
No Brasil este tipo de projeto também acontece de vez em quando. Um que está em destaque - também para Mega Drive - chama-se Leyria, RPG 2D com batalhas por turnos que está sendo desenvolvido de forma totalmente independente, criado pela Original Studio. "Fortemente inspirado em RPGs 2D da era 16/32bits e em animes dos anos 90, buscamos fazer um jogo novo mas com aquele toque de nostalgia. Devido ao grande tempo gasto com a programação para o console,e ao alto custo de produzir cartuchos no Brasil, nós decidimos fazer uma campanha no catarse para poder tirar esse sonho do papel", relata o teaser da campanha para arrecadar fundos.