A Mukutu, empresa brasileira produtora de games, foi premiada, em Viena, na Áustria, com o World Summit Awards (WSA) - categoria global de Saúde e Bem Estar – pelo desenvolvimento do jogo para celular "Alpha Beat Cancer", criado em parceria com o Instituto Beaba. O WSA é uma importante premiação global que tem o intuito de selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, valorizando a relevância em relação ao contexto em que foi criado, bem como a contribuição a inclusão e acessibilidade digitais.
A ideia do Alpha Beat Cancer é desmistificar o câncer para pacientes infantis. No jogo, a criança pode se divertir atendendo pacientes, higienizando objetos ou contendo hemorragias – entre outras missões distribuídas em 20 mini-games. Assim o jogador aprende os termos do mundo oncológico e se sente mais confiante para aderir ao tratamento. O jogo é totalmente grátis para o usuário, sem nenhum tipo de publicidade.
Ludmila Rossi, CMO do grupo Mkt Virtual, comemora mais esse reconhecimento para o Alpha Beat Cancer, um projeto totalmente sem fins lucrativos que desde 2016 já teve mais de três milhões de impressões e mais de 14 mil downloads, além de ter conquistado a escolha da audiência no Indie Prize, evento sediado na Califórnia. "Entre a ideia e o reconhecimento que o Alpha Beat Cancer vem recebendo foram três anos. Agora milhares de pacientes da pediatria oncológica já baixaram o game, aprenderam mais sobre o câncer e estão mais engajados no tratamento."
Leia mais:
Locadora de games ressurge em Londrina nos moldes da década de 1990
Microsoft cria projeto que usará games para auxílio de doenças mentais
Relembre o videogame que tinha a fita do Didi Mocó
Nintendo volta a "flertar" com o mercado brasileiro
A competição global é resultado de seleções nacionais, envolvendo mais de 150 países, que em concursos locais, selecionam as melhores práticas e os melhores projetos em oito categorias. O WSA teve início em 2003, em Genebra, no âmbito da Cúpula das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) e vem sendo realizado a cada dois anos, coordenado pelo Centro Internacional de Novas Mídias (ICNM – International Center for New Media), de Salzburg, Áustria. Por conta da premiação, o Instituto Beaba também ganhará uma aceleração mentorada pelo WSA.