O deputado federal Júnior Bozzella (PSL-SP) apresentou o projeto de lei 1577/2019, que mais uma vez coloca os videogames no banco dos réus, como o principal responsável por toda a violência que envolve jovens e que acontece no Brasil. Vale dizer que os americanos já fizeram ações similares e só passaram vergonha.
(Siga o Jogando com Vitão no Instagram!)
Games violentos influenciam o comportamento?
A Comissão de Direitos Humanos fará audiência para debater o possível impacto de jogos eletrônicos violentos no comportamento de crianças, adolescentes e jovens. Saiba mais: https://t.co/Gjy6LSt9pX
Senado Federal (@SenadoFederal) 29 de março de 2019
O projeto, de acordo com o texto do deputado, "criminaliza o desenvolvimento, a importação, a venda, a cessão, o empréstimo, a disponibilização ou o aluguel de aplicativos ou jogos eletrônicos com conteúdo que incite a violência e dá outras providências". O projeto propõe ainda mudanças no Código Penal com detenção de três a seis meses, ou multa. Ai ai, nem sei o que dizer.
Na internet, a comunidade gamer entrou em massa no site da Câmara para criticar o projeto. Até agora, 99% das pessoas que votaram em relação a PL 1577/2019 dizem que "discordam totalmente". Para votar, basta clicar aqui https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2194477.
Confira abaixo as opiniões dos gamers no Twitter. O deputado virou motivo de chacota.
O deputado Júnior Bozzella PSL/SP abriu um projeto de lei para CRIMINALIZAR jogos violentos, mais uma vez tentando colocar os jogos como vilão de tragédias como a de Suzano.
Diego Leonardo ~ (@CANALDIGPLAY) 2 de abril de 2019
Leia a PL na íntegra aqui clicando em 'inteiro teor': https://t.co/zzQMepz34y
ô seu @juniorbozzella , mas PL mais merdona essa do senhor, hein pic.twitter.com/dqcCa8inHm
Diego Souza (@omachoalpha) 2 de abril de 2019
Caro deputado Junior Bozzella @juniorbozzella, de acordo com o seu PL, os filmes de investigação policial também irão acabar por incentivar o assassinato de pessoas para a polícia investigar?
Thiago (@capixabacyclist) 2 de abril de 2019
Prezado @juniorbozzella, o senhor acha mesmo que proibindo video games, conforme cita a PL1577/2019 vamos diminuir tragédias como a de Suzano? gostaria de saber qual seu embasamento teórico sobre o caso. O senhor chegou a conversar com psicólogos, pessoas da industria,
Thiago Dourado (@t_tdourado) 2 de abril de 2019
O país numa grave crise de todas as ordens e esse deputado quer fazer o que? Encontrar bode expiatório para a violência em larga escala que não absolutamente nenhuma influência de jogos a não para tirar espaço da TV convencional que ninguém mais liga. Faça algo de útil.
❎Caixinha VeryEasy❎ (@CVeryeasy) 2 de abril de 2019