Foi grande a repercussão do nosso comentário de ontem sobre o surgimento de um novo Londrina para rivalizar com o de hoje, o LEC, o Tubarão. E a preocupação de todos é o incerto futuro do Londrina Esporte Clube, que corre o risco de parar de vez, sepultando 53 anos de uma linda história.
Não será a chegada de um novo clube que provocará piores dias para o LEC.
Quem vem sabe que será muito difícil derrubar uma tradição de mais de meio século. Assim foi com o Café, que nasceu e morreu logo; com a Portuguesa, que nunca fez frente ao Londrina; com o Matsubara que chegou forte e pouco durou; e será com o novo clube, o da SM Esportes, que vem estruturado, mas jamais conquistará o coração do torcedor alviceleste.
O problema do Londrina, que coloca em risco a sua sobrevivência, está nele mesmo. Está nas duras conseqüências geradas por más administrações. Está nas altas dívidas, principalmente as trabalhistas. Está na diretoria sem peso, que não consegue atrair empresas e empresários para o clube. Está na falta de dinheiro até para a compra do gás ou do cafezinho. Está no abandono da sede campestre. Está na fama de mau pagador que fez alguns jogadores desistirem do LEC, preferindo clubes de menor expressão.
O Londrina tem uma vida onde as coisas dão certo somente na teoria. Na hora da prática, tudo foge do seu controle. O clube precisa de um tratamento de choque. É necessário que haja uma comoção geral por parte de quem gosta de futebol e do clube na cidade. E qualquer mudança de verdade só poderá acontecer no final do ano, quando haverá eleições, com um lembrete muito importante: quem não tem condições, que não se candidate.
O departamento amador
Os times da base do Londrina, do departamento amador, deverão ter uma nova gerência, um novo comando. Está praticamente certo que um grupo de empresários vai assumir a responsabilidade de formar talentos para o clube. São pessoas da cidade, torcedores do Londrina e que chegam com a responsabilidade de fazer bem feito.
Temos que torcer para que tudo dê certo, pois o modelo de gestão poderá servir também para o time profissional, no futuro.
Fale com o Blogueiro
Luis Carlos Ribeiro pergunta se possível mesmo o clube da SM Esportes se chamar Londrina Futebol Clube quando já existe o Londrina Esporte Clube? É possível sim, apesar do nome parecido. A diferença estará no CGC. Tanto é possível que, aqui mesmo no Paraná, temos um exemplo: A cidade de Paranavaí tem dois clubes profissionais registrado na Federação Paranaense de Futebol. O Atlético Clube de Paranavaí, o tradicional ACP – e o Paranavaí Atlético Clube, que andou disputando a Segunda Divisão, está parado, mas pode voltar quando quiser.