Alguns gols muito bonitos foram os destaques da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O de Nilmar foi o melhor deles. O garoto de Bandeirantes mostrou que merece uma chance na Seleção. Quanto aos resultados creio que todos foram normais.
O que me desagrada sempre e acho que desagrada toda torcida brasileira é essa história de poupar jogadores, preferindo uma competição e preterindo outra. Foi o que aconteceu com o Palmeiras e o Corinthians. Preocupados com a Libertadores e a Copa do Brasil, eles entraram em campo desfigurados e não renderam o esperado. O Palmeiras ainda deu certo, ganhou o jogo, mas passou por um tremendo susto. Se Diego Souza, Keirrisson e Clayton Xavier não tivessem entrado em campo o Verdão teria o mesmo destino do Corinthians, teria perdido. Eles entraram no jogo e mudaram a situação. Já o time de Mano Menezes só teve dois titulares (de início) contra o embalado Internacional e correu o risco de um vexame, de ser goleado. O que era esperado como um super jogo, de dois campeões estaduais invictos, se transformou num confronto comum pelas mudanças corintianas. Entendo até que tenha sido ato pensado do treinador para aliviar o peso da longa invencibilidade que o Timão ostentava dentro de casa. Foram 26 jogos sem perder no Pacaembu. O Inter agradeceu, pois não precisou se esforçar muito para vencer. A propósito, Inter, Cruzeiro, Gremio e Fluminense, que também disputam duas competições, jogaram completos e não perderam. Sempre é bom lembrar que no longo campeonato nacional os jogos têm o mesmo valor. Seja no começo ou no fim. E um resultado negativo proporcionado por essa condição de poupar jogadores pode custar uma desclassificação ou até o rebaixamento. Os paranaenses Não podia ser pior o começo dos paranaenses. Já disse no comentário anterior que os nossos times estão mais para ficar em baixo do que em cima na classificação. Estão enfraquecidos com relação aos anos anteriores. O Coritiba foi bem contra o Palmeiras até Vanderlei Luxemburgo colocar o seu "trio forte" em campo. As mudanças feitas por Renê Simões também colaboraram para a queda do Coxa no jogo. Já o Atlético foi surpreendido pelo bom Vitória e perdeu na Arena, mostrando também que seu time não é o ideal para encarar as forças do futebol nacional. E para completar o triste domingo dos curitibanos, o Paraná perdeu para o Bahia e para a chuva em Salvador, na série B. O time paranista é fraco e se descuidar pode ser sufocado pelo rebaixamento. A segundona paranaense Os visinhos Roma (Apucarana) e Arapongas estão dando as cartas no Campeonato Paranaense de Acesso e surgem como maiores favoritos para subir. Seus dirigentes fizeram ótimos investimentos, montaram times de primeira divisão para disputar a segunda e começaram muito bem. E a região precisa mesmo que eles voltem, pois depois do desaparecimento do União e a queda do Londrina, o nosso "nortão" ficou bem desfalcado.
A Portuguesa é outro time da região e corre por fora. Já o tal do Maringá Iguatemi parece não ter a mínima condição de brigar por vaga.