A falta de planejamento e estrutura do Londrina Esporte Clube, que culminou com seu rebaixamento no futebol paranaense, provocou um verdadeiro problema social na cidade. Pelo menos cinqüenta famílias de atletas e funcionários vão passar a festa da Páscoa sem dinheiro. O clube não fez os pagamentos dos salários atrasados de até três meses para alguns. Como todas as tentativas de venda do atacante Ricardo fracassaram, o presidente Peter Silva não conseguiu numerário para tal pagamento.
A situação é insustentável. Atletas que moram em outras cidades não conseguem viajar. Quem mora por aqui, em casa alugada ou hotel, fica constantemente com medo do despejo. Como, na maioria, são famílias de pessoas jovens, há a falta dos elementos básicos até para as crianças.
Trocando em miúdos, a Páscoa para quem trabalha no Londrina não terá somente a falta dos tradicionais ovos de chocolate, mas também da carne, do macarrão, do arroz, feijão e leite, alimentos de primeiríssima necessidade. E até, em alguns casos, falta da luz e da água.
Até quando Peter vai conseguir administrar essa situação ninguém sabe. O que se sabe é que o pessoal do pagamento atrasado está no fim da resistência.
A venda de Ricardo
A venda de Ricardo se transformou numa novela que, de repente, acabou saindo do ar, suspensa. Vai para o Coritiba, vai para o Internacional ou Iraty? Não foi para lugar algum. Seus empresários ou procuradores "colocaram areia" na transação e agora o Londrina o quer treinando no clube, mantendo a forma e cumprindo o contrato que tem até junho do ano que vem.
Talvez, como troco pelo sucedido, o LEC fala agora até em emprestá-lo a algum time que vai participar da segunda divisão paranaense. O que seria o chamado "fim da picada".
A parceria com a SM Esportes
Em meio à turbulência dos salários atrasados, o presidente Peter Silva muda o foco das notícias para uma parceria com a SM Esportes, do empresário Sérgio Malucelli.. De início o Londrina se transformaria num "clube de aluguel", pois contaria com toda a estrutura que hoje é destinada ao Iraty.
Certa ou errada, boa ou má, eu entendo que essa é a única saída que o Londrina terá para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D. Sem ela, com administração nos moldes atuais, o Tubarão não terá a mínima chance de participar.
Quem vai ser o campeão?
A semifinal do Campeonato Paulista começa e os quatro clubes das maiores torcidas vão disputar o título do melhor e mais importante certame estadual do país. Quem será o campeão numa semifinal que se repete pela terceira vez?
Em 1999 a distribuição dos jogos foi a mesma e o Corinthians foi o vencedor. No ano seguinte foi o São Paulo, depois dos mesmos confrontos. Entre Palmeiras e Santos, o Peixe ganhou a disputa de 99 e perdeu a do ano seguinte. Entre São Paulo e Corinthians, o Timão foi o finalista e campeão de 99 enquanto o Tricolor fez o mesmo no ano 2000.
A disputa desse ano promete muito. O Palmeiras chega cheio de moral porque desbancou o Sport Recife. O São Paulo também ganhou na Libertadores, de uma forma mais discreta, mas com a vantagem de ter garantido a classificação. O Santos mesclou o time para enfrentar o CSA pela Copa do Brasil e não ganhou, nem perdeu. Deu a impressão de ter se poupado para a semifinal. Já o Corinthians chega descansado. Só treinou e promete Ronaldo quase cem por cento na preparação. Vai ser uma decisão inesquecível.