O Londrina decide amanhã a sua passagem para a terceira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O jogo diante do São José promete ser dos mais difíceis, mas o Tubarão entrará em campo já ganhando por dois gols de diferença. Nada ainda está resolvido, os gaúchos podem reverter a situação, mas tudo dependerá do próprio LEC.
Gilberto Pereira sabe que o comportamento do time terá que ser o mesmo do jogo no Estádio do Café. Seus jogadores não poderão ficar só na defesa para garantir a vantagem da primeira partida. Eles terão que jogar com segurança defensiva sem, no entanto, deixar a ousadia de lado. Como o gol fora de casa é critério de desempate, cada gol que o Londrina marcar complicará ainda mais a vida do São José. Ao que tudo indica não haverá pressão maior da torcida. Mesmo tendo anunciado entrada franca, o São José não deverá ter muita gente do seu lado. O clube gaúcho é uma espécie de Juventus (SP) de Porto Alegre. Seus sócios são, na maioria, torcedores do Grêmio e do Internacional. Entendo que se o Londrina não tiver um comportamento excessivamente defensivo poderá ganhar de novo e voltar classificado em alto estilo. O futuro Esse jogo é mais um desafio que surge para a definição do futuro do Londrina. Se passar para a terceira fase do campeonato, o LEC poderá pensar alto e partir para a conquista de uma das quatro vagas da série C, no ano que vem. O acesso à terceira divisão dará calendário e salvará o Tubarão de dois anos nebulosos causados pelo rebaixamento no Campeonato Paranaense. Se conseguir ficar entre os quatro primeiros o Londrina disputará a Série C no ano que vem. Se não conseguir, ele só poderá pensar em Campeonato Brasileiro em 2012. Para isso terá que ganhar a segunda divisão paranaense no ano que vem e conquistar na primeira divisão em 2011 uma vaga para a Série D do ano seguinte. Um verdadeiro drama causado pela irresponsabilidade dos dirigentes que viram passivamente o time cair. Mais um baque Uma fonte segura, ligada ao LEC, garante: o presidente Peter Silva pediu à Federação Paranaense de Futebol a retirada do time londrinense do Campeonato Paranaense Sub-20, o campeonato de juniores, que está prestes a começar.
A não participação, em conseqüência da falta de estrutura e planejamento, abrirá as portas para a liberação de todos os garotos, do jeito que o presidente quiser. Mais um fato, se consumado, para qualificar de forma definitiva a gestão Peter Silva como a pior da história do clube.