J.Mateus

Nome ou Palavrão?

23 fev 2011 às 11:10

Muito legal a matéria feita pela UOL quanto aos nomes mais curiosos de jogadores de futebol. A idéia do texto, entendo que surgiu depois que o Cracóvia, da Polônia, contratou e apresentou o seu goleiro MERDA. Lukasz Merda, para ser mais exato.

Além dele, outros jogadores possuem nomes com duplo sentido e que pendem para o lado malicioso, como Salvatore BOCCHETTI, italiano do Rubin Kazan da Rússia; Milton CARAGLIO, do Rosário Central da Argentina; Marco CASSETI, da Roma; SHOTA Arveladze, ex-jogador na Geórgia; José PORRAS, goleiro da Costa Rica; e, Shinji KAGAWA, japonês que atua no Borussia Dortmund da Alemanha.


Na Copa do Mundo da África do Sul o México levou o TORRADO e o GUARDADO. Só faltou o MOÍDO. Hoje o Sporting de Portugal tem o SALEIRO. O Cagliari da Itália tem o ACQUAFRESCA, completando a cozinha.


A Eslováquia levou ao Mundial o homem que tem nome de remédio para o fígado: Jaroslav PLASIL. Na Hungria existe o Krisztián VERMES. E, em Portugal, o craque que identifica o fim, Luís BOA MORTE.


E assim vai a lista dos nomes que consideramos bizarros. VACA, na Bolívia; MARICA, na Romênia; MADURO, na Espanha; GROSSO, na Itália; e tantos outros que desconhecemos.


Em meu livro ONZE CONTRA ONZE, fiz um texto denominado "Nome ou Palavrão?" mostrando os nomes de batismo de jogadores deste grande Brasil.


O primeiro é o do centroavante que defendeu o Iraty no Campeonato Paranaense de 2001: CREEDENCE CLEARWATER Couto, numa homenagem à banda de rock americana Creedence Clearwater Revival, que fez muito sucesso na época em que ele nasceu (década de 70).


Nos registro da CBF ainda foram encontrados verdadeiros "presentes de grego" dos pais para os filhos que aderiram ao futebol. Um dos maiores exemplos é Júnior, ex-craque do Flamengo e da Seleção Brasileira, hoje comentarista esportivo, que se chama LEOVEGILDO.


O Vitória do Maranhão já teve um LALEOZIVALDO; o Araguaína (Tocantins) contou com ADEROILTON; ARFALQUIÇADO jogou pelo Imperatriz do Maranhão; FRODOLINO, no Comercial de Alagoas; VILMÔNIO, no Nacional de Minas; URIOSTALVO, no Rio Branco(segunda divisão carioca); CAMECRAN, defendeu o Macapá; GESSEDILSON jogou no Patos das Paraíba; e, KLOWSBEY foi goleiro do Rio Branco do Acre, com passagem pelo júnior do Londrina.

Todos devem sentir uma pequena mágoa do "papai".


Continue lendo