A história dos confrontos entre Corinthians e Santos, além dos grandes jogos, é marcada por dois grandes tabus. O Santos sustentou uma série de 11 anos sem derrotas para o rival em Campeonatos Paulistas, e, na mesma competição, o Corinthians ficou sem perder para o Peixe durante sete anos.
Em 11 anos de tabu santista, foram realizados 22 partidas, com 16 vitórias do time da Vila Belmiro e seis resultados iguais. Esse tabu foi quebrado na noite de 6 de março de 1968, no Pacaembu. O Corinthians venceu por 2 a 0, gols de Paulo Borges, aos 13 minutos do primeiro tempo, e Flávio, aos 31 minutos da etapa final. O troco corintiano foi dado no década de setenta, mais precisamente entre 13 de julho de 1976 e 31 de julho de 1983. Foram realizadas 20 partidas e o Corinthians obteve 11 vitórias contra nove empates. O jogo que pôs fim ao tabu corintiano também foi no Pacaembu e terminou com o mesmo placar da quebra do tabu santista. O Santos venceu por 2 a 0, gols de Pita e Vágner (contra). Além desses tabus, a história desse clássico registrou uma partida em que aconteceram nada menos que 11 gols, com placar final de 7 a 4 para o Santos. O jogo foi em 6 de dezembro de 1964, e um público de mais de 55 mil pessoas viram o Santos golear o Corinthians e tirar o time de Parque São Jorge da luta pelo titulo paulista daquele ano.
Foi uma grande partida. No primeiro tempo, até que o Corinthians mostrou um bom futebol, e a tradicional garra mosqueteira garantiu o empate em 2 a 2. Mas na segunda etapa o Santos de Pelé (que marcou 4 gols) mostrou todo seu futebol, não perdendo praticamente nenhuma oportunidade e fez mais cinco gols contra dois do rival, dando números finais ao placar em 7 a 4.