Corinthians e Santos vão decidir o Paulistão na Vila Belmiro e no Pacaembu, estádios de capacidades limitadas, numa decisão que poucos terão o privilégio de assistir ao vivo. A soma de público dos dois jogos, com estádios cheios, não lotaria no Morumbi. Em outros tempos essa decisão seria no estádio do São Paulo e a torcida seria no mínimo o dobro.
Os cartolas arrumaram tantas encrencas que nenhum clube quer mandar jogo em estádio do outro. Também foi assim com o Palmeiras que preferiu jogar a semifinal no Parque Antártica. Com isso, eles deixam de ganhar mais dinheiro e a televisão vibra, pois terá mais telespectadores.
Certo está Pelé que, ao lembrar o início da década de 60, disse que a decisão deveria ser no Maracanã. Foi lá que o Santos decidiu dois mundiais de clubes (contra Milan e Benfica) e o então maior estádio do mundo esteve superlotado nas duas ocasiões. Naquele tempo o Santos, com o Rei, era bilheteria certa em qualquer lugar do mundo. Hoje, com Ronaldo, é o Corinthians que conquistaria maior público.
O presidente da Fundação
Barbosa Neto escolheu o professor Paulo Roberto de Oliveira para comandar a Fundação de Esportes. É um homem competente, de invejável currículo, de muitas experiências no esporte. Paulinho, como era chamado nos tempos de preparador físico do Londrina Esporte Clube, teve uma boa passagem pela Paraná Esportes e conhece bem as necessidades do esporte de Londrina e do Estado.
A escolha de Paulo Roberto gerou certo ciúme nos meios locais porque o novo presidente da Fundação está ausente de Londrina há uns 20 anos e muita gente daqui sonhava com o cargo. Entendo que o homem competente deve ser escolhido independente de onde viveu ou mora.
O que o professor Paulinho terá que implantar é a formação de uma equipe que busque recursos junto às empresas privadas para fazer o esporte de Londrina crescer, principalmente nas modalidades competitivas. Londrina precisa ter de volta equipes fortes, de presença nacional, como há hoje o handebol da Unopar.
Como é um técnico, a exemplo dos últimos presidentes da FEL, Paulo Roberto de Oliveira terá que compor um grupo para o trabalho fora do gabinete.
A parceria do Londrina
A parceria entre Londrina e SM Esportes pode ser firmada nessa quarta-feira. É o que todos estão esperando. Somente um acordo dessa natureza pode dará condições ao LEC de participar com sucesso do Campeonato Brasileiro da série D. Torcemos pelo acerto, mas podemos garantir que nada está certo e que não será surpresa se tudo der errado.
A situação administrativa do Londrina é muito grave e é preciso ter muita coragem para assumir do Tubarão. Todo investidor que se interessa pelo clube tem medo de ser envolvido em problemas extras, alheios à parceria.