J.Mateus

De volta pra casa

01 jul 2009 às 13:54

A Copa das Confederações já passou. Mais um título para a Seleção Brasileira e um importante teste para a África do Sul, país sede da Copa do Mundo daqui um ano. O título brasileiro foi incontestável e muito emocionante. Enquanto Espanha e Itália naufragaram, o Brasil passou por alguns sustos, mas conformou o seu favoritismo.

Foi uma conquista muito comemorada pela comissão técnica e pelos jogadores e que alicerçou de forma definitiva a permanência de Dunga como treinador. A conquista da liderança isolada nas Eliminatórias e o terceiro título da Copa das Confederações fazem com que cessem os pedidos para que Dunga saia. Uma coisa é certa: ele conseguiu unir o grupo em torno do seu trabalho e esse tipo de união sempre é benéfico. Portanto, temos que aceitar o trabalho do treinador que continua carrancudo, até antipático em determinadas ocasiões, mas que tem conseguido os resultados. E como o futebol vive de resultado é preciso deixá-lo trabalhar em paz. A África do Sul Pelo que vi, a África do Sul tem tudo para promover uma grande Copa. O país me surpreendeu pelo jeito de ser e pelo seu dinamismo. Tem muitos problemas, é verdade, mas tudo pode ser resolvido até a largada do Mundial. O país é um canteiro de obras não só pela Copa, mas pelo seu ritmo de crescimento. Nesse item, na classificação mundial, a África do Sul é a terceira colocada. Só perde para a China e para a Índia. Cidades que tem um misto de Europa e Estados Unidos, boa organização, um povo muito hospitaleiro e muita vontade de acertar, são armas importantes para o sucesso do país nessa empreitada. Vamos acreditar, também. E o Londrina? Vinte dias fora e quando volto encontro o LEC na mesma. Vivendo as mesmas dificuldades, passando pelos mesmos problemas e sendo uma incerteza no Brasileiro da Série D. O time vai entrar no campeonato sem ter realizado um amistoso sequer. Ficou apenas em alguns inexpressivos jogos treinos. A estréia será domingo, no Café, contra a Naviraiense, e o time de Gilberto Pereira vai precisar de muita garra e disposição. E, principalmente, sorte. A decisão de hoje Internacional e Corinthians decidem a Copa do Brasil e o ambiente é dos mais quentes. Inferiorizado na contagem do jogo de 180 minutos, o presidente do Inter tenta motivar seus jogadores com fatos extra campo. O DVD dos erros de arbitragem, a favor do Corinthians e uma faixa de campeão que teria sido confeccionada pelo Timão são os artifícios. Entendo que tudo isso é desespero de quem vê dificuldades para reverter a situação. O que o Inter propaga não tem grande razão de ser. Todo time que disputa campeonatos tem seus momentos de benefício ou de prejuízo no caso de arbitragem. E as faixas do "já ganhou" podem ser feitas por qualquer um. Até gente do próprio Internacional pode ser dona de tal confecção. Tudo terá que ser decidido dentro do campo, através dos jogadores. Somente eles vão definir a sorte da decisão. E tenho certeza que será um grande jogo. Quem será o campeão? Difícil dizer. O jogo tem mais um tempo. Ainda não acabou. Uma grande perda

Através do e-mail do Jean Tosing, de Arapongas, fiquei sabendo da morte de Carlito Araújo, um grande amigo e companheiro dos tempos em que comecei no rádio. Carlito foi um grande locutor que entrou na política e foi vice-prefeito de Arapongas. Ele morreu aos 67 anos. Uma grande perda.


Continue lendo