Surpreendente como sempre, a Copa do Brasil continua criando zebras históricas no futebol brasileiro. O torneio que já teve Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista como campeões, desbancando os grandes e famosos, todo ano aplica uma peça especial. A vítima deste 2009 foi o Santos ao ser derrotado pelo CSA, em plena Vila Belmiro, derrota que custou a desclassificação do Peixe.
Às vésperas da decisão do Paulistão, o Santos jogou com a cabeça no Corinthians e se deu mal. Sorte do Centro Sportivo Alagoano, o simpático CSA, que andava por baixo em seu estado, perdendo nos feitos dentro de campo para o CRB e o Corinthians Alagoano. O Santos repetiu o Palmeiras de 2002, que logo na primeira fase foi desclassificado por outra zebra alagoana, o ASA de Arapiraca. Naquele ano o Verdão perdeu o primeiro jogo no interior de Alagoas (1 x 0) e ganhou no Parque Antártica por apenas 2 x 1 e o gol marcado fora de casa classificou o time de Arapiraca. Resta saber qual será o impacto que essa desclassificação levará para a decisão do Campeonato Paulista. Embora a prioridade tenha sido o Paulistão, a verdade é que esse tipo de zebra é inexplicável e abala. Vamos sentir a conseqüência no domingo. Quanto ao CSA que continua no torneio, é o mesmo que em 1980 decidiu a Taça de Prata com o Londrina e fez o Tubarão se tornar no primeiro campeão brasileiro da segunda divisão. Recordando, no primeiro jogo, lá em Maceió, deu empate de um a um. No segundo, no Estádio do Café, com casa cheia, o LEC goleou por quatro a zero e fez a festa. O Centro Sportivo Alagoano é o time preferido da família Collor de Mello. Dia da parceria Por falar em Londrina hoje é o dia D para a parceria com a SM Esportes. Sergio Malucelli estará na cidade e vai se reunir com o presidente Peter Silva. O que se sabe é que o prefeito Barbosa Neto apóia a negociação e Malucelli quer ouvir de perto essa manifestação do novo comandante do município. Continuo afirmando: essa é a única saída que o Londrina tem para realizar uma boa campanha no Brasileiro-D. Esperamos que dê certo. A vez das mulheres Londrina está sediando a Taça Brasil de futsal feminino e a UNOPAR, que tem uma forte equipe, quer conquistar o único título nacional que lhe falta. O time londrinense concorre com representantes de São Paulo, Santa Catarina, Tocantins, Goiás, Ceará, Bahia e Amazonas. Os jogos vão até domingo, no ginásio da própria universidade, lá no Jardim Pizza. As partidas da UNOPAR são sempre às 19h30. Vale a pena ver.
O curioso é que o torneio é mesmo só das mulheres. Elas são também responsáveis pelas arbitragens e representações. A luta das meninas do futsal é alcançar feitos que o futebol de campo já conseguiu, como participar de mundiais, jogos olímpicos e ter a melhor atleta do mundo. E elas vão conseguir.