Num dia o Palmeiras, no outro o São Paulo. E lá se foram os teóricos favoritos. Santos e Corinthians vão decidir o Paulistão porque subiram na hora certa, conquistaram o embalo no momento correto. O Santos ganhou com propriedade do Palmeiras mostrando um futebol rápido com muita garra e disposição. O Corinthians fez um primeiro tempo consciente e exagerou no segundo com uma primorosa atuação.
Fazia tempo que o São Paulo não perdia como perdeu nesse domingo. O matreiro e competente Tricolor viu seu futebol desaparecer diante da superioridade corintiana. O placar poderia ter sido mais elevado.
Foi a derrota dois treinadores mais badalados do futebol brasileiro, o que pode estar determinando o fim de um ciclo para ambos. Luxemburgo fica mal no Palmeiras e se não chegar à nova fase da Libertadores poderá não emplacar no Campeonato Brasileiro. Há uma forte corrente que trabalha pela sua saída do Parque Antártica. Já Muricy também depende da Libertadores para ter tranqüilidade e não perderá força se atingir o objetivo maior no torneio sul americano.
Corinthians e Santos vão para a decisão e a vantagem das igualdades é do Timão. Vai ser uma final eletrizante. Dois times embalados que atingem o auge da forma no momento certo. Acho que o Corinthians tem um time melhor, mais técnico, mas não dá pra desprezar a garra santista. Favoritismo de quem? Só se for por paixão. A razão manda dizer que não há favorito nessa parada. Que tudo pode acontecer.
No jogo
Depois de um primeiro tempo fechado, muito equilibrado e de poucas chances de gol, era esperado que o São Paulo se abrisse, pois teria que ganhar o jogo. Abriu-se e tomou dois contra-ataques mortais. Ela tudo o que o Corinthians queria.
Ronaldo teve participação direta nos gols e na vitória. Deu o passe para o Jorge Henrique no primeiro e fez o segundo. Para quem duvidava das suas condições, as corrida contra Rodrigo mostrou que ele está muito bem. Largou o zagueiro do São Paulo para trás e marcou em grande estilo.
Mano Menezes foi ousado ao repetir a formação do primeiro jogo. Com três atacantes o Corinthians surpreendeu o São Paulo e ganhou bem.
O São Paulo só teve as bolas paradas como armas. Elas são sempre perigosas, mas se tornaram previsíveis. A defesa corintiana soube como contê-las e os bandeirinhas viram todos os impedimentos que surgiram nesse tipo de jogada tricolor.
O São Paulo sentiu muito a ausência de Rogério Ceni pela liderança que exerce no grupo e pela segurança que representa. Os tricolores vão ter que aprender viver sem ele por um bom tempo. Bosco é bom, mas é apenas goleiro.
Campeonato Paranaense
O Coritiba perdeu do Iraty e se complicou no nosso Estadual. A derrota o fez cair para o terceiro lugar, atrás do Atlético e do J. Malucelli. Essa zebra deixa o Atlético perto da taça, mas não podemos esquecer que o Jotinha está na parada e tem suas chances.
O campeonato pode ser decidido domingo em favor do Atlético. O rubro-negro será o campeão se derrotar o Coritiba e o Malucelli perder em Rolândia para o Nacional. Já se o Jota ganhar em Rolândia e o Atlético empatar ou perder o jogo com o Coritiba, o futuro Corinthians Paranaense dependerá somente de suas forças para ser o campeão da temporada.
Já pensou no Malucelli campeão? Isso pode acontecer. É bom lembrar que ele ganhou do Atlético e empatou com o Coritiba, nos campos adversários, nessa fase. É bom lembrar também que se não fosse a pontuação extra (2 pontos para o Atlético e um para o Curitiba) ele seria o líder do campeonato.
Entendo que é bom torcer pelo Jotinha nessa corrida final, pois ele pode vencer o egoísmo do Atlético e do Coritiba na história do regulamento mal feito e do super mando.