Falou em acessórios, falou em Jana Favoreto! A londrinense tem o dom para o design e cria peças desejo, totalmente diferentes e descoladas. Nos últimos dias, fiz uma entrevista com ela. Jana me contou como é o processo de produção, criação... Tudo, a exemplo de suas peças, muito envolvente e interessante. Confira.
Quando decidiu criar a marca "Jana Favoreto"? Já era uma vontade antiga?
Minha relação com os acessórios começou muito antes de pensar em trabalhar com isso um dia. Sempre fui apaixonada por eles, quando era mais nova, já desenvolvia algumas peças com pedras brasileiras que eram sucesso entre as amiga. A faculdade de Moda que cursei me ofereceu a base do conhecimento de design, o qual me ajudou a amadurecer a ideia e projetar um futuro em torno desse universo mega amplo, dos acessórios!
Suas peças são superdiferentes, descoladas e cheias de personalidade. De onde vêm suas inspirações?
Meu processo de criação é praticamente 100% intuitivo, vejo e me inspiro! As influências podem vir de vários meios, como livros de arte, arquitetura, viagens, fauna, flora e itens inusitados. O resultado é refletido em peças atemporais para todas as ocasiões.
Como funciona o processo de produção das peças? Você supervisiona tudo?
O processo de produção é bem simples, primeiro desenvolvo o protótipo e depois mando para a fundição para que possam fazer a produção, e claro, é tudo supervisionado por mim.
As peças são feitas em alumínio reciclado, certo? Por que escolheu esse material?
Além de ser um material sustentável, o alumínio reciclado é um metal bem característico e isso acaba fazendo com que as coleções tenham uma unidade e consequentemente o cliente perceba de longe que se trata de uma peça Jana Favoreto.
A que você atribui todo o sucesso da sua marca?
Acredito que seja porque as peças têm um estilo bem próprio e fogem do que já existe por aí, o consumidor está cada vez mais procurando coisas para se diferenciar, pois estão carentes de mudanças e ousadias nesse mercado.
Para esta temporada, quais são as maiores tendências em acessórios?
Vale tudo, não acredito em tendências, acho que quanto mais diferente for, mais atrativo vai ser.
Na hora de se vestir, o que leva em conta?
Meu estado de espírito, não tenho um estilo definido, gosto de brincar com a moda e seus estilos!
Ah, a Jana também escreve um blog superlegal, entra lá: Blogn&Roll