Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

PALAVRA DE QUEM ENTENDE...

08 nov 2013 às 14:36

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há alguns dias, tive um papo muito divertido com o arquiteto Caco Piacenti. Ele me contou novidades em relação às tendências em arquitetura de interiores e decoração. Sou superfã do Caco que, além de ótimo profissional, é super alto-astral, divertido e tem o dom para as pranchetas. Confira a entrevista.

De onde vêm suas inspirações?
Busco informações fora, nos grandes centros. Nesse sentido, minhas fontes são o Brasil e outros países, que ditam a "moda" na arquitetura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quais exposições destaca, como as mais relevantes?
Existem várias exposições durante o ano, porém as mais relevantes são a Casa Cor em São Paulo e o Salone Internazionale del Mobile, em Milão. O Salone é mais bacana, porque lá são apresentados os lançamentos, tudo em primeiríssima mão. Na sequência, os arquitetos voltam as atenções à Casa Cor SP, que traz as inspirações e reproduções de tudo que foi visto.

Leia mais:

Imagem de destaque

Gata de botas

Imagem de destaque

Que venha o Natal!

Imagem de destaque

ROTINA DE MISTER

Imagem de destaque

Looks charmosos para o verão


Nas viagens ao Salone, na Itália, como direciona seu olhar?
O Salone del Mobile é uma exposição muito grande, com 22 pavilhões. Em uma semana, não é possível ver tudo, então, excluo alguns. É muito complicado propor uma arquitetura clássica para brasileiros, aqui não se usa isso, então vou direto aos salões contemporâneos. Outra coisa bacana é que, a cada dois anos, juntamente com o Salone, ocorrem duas outras exposições, alternando todos os anos. A EuroCucina, uma feira só de cozinhas montadas, mostrando novidades, e a EuroLuce, que lança peças de iluminação, incluindo lustres, iluminação embutida e lâmpadas.

Publicidade


O que mais tem visto, nas últimas viagens?
De alguns anos para cá, tem-se visto muitas linhas retas, pouquíssimas curvas, pranchas finas e esguias, o que caracteriza mais elegância. Sendo que várias dessas pranchas são iluminadas com filetes de luz atrás. Também se vê móveis iluminados, do tipo que quando se abre a porta acende luzes de LED, iluminando o interior no móvel. E muita laca, tanto fosca quanto brilhante. Minha sugestão é misturar as duas. Em relação às madeiras, a tendência segue no meio termo, nem escura nem clara e levemente acinzentada.


Quais as palavras-chave, que sintetizam as tendências?
Vamos lá: lacas, madeiras naturais, melamínicos (também conhecidos por Fórmica) que imitam madeira, tecidos e cores sólidas. Na cartela de cores, os destaques são o turquesa, petróleo, eventualmente laranja e amarelo ovo. As mais recorrentes são as cores desaturadas, que são basicamente cores misturadas com cinza, deixando-as meio apagadas. (Veja mais abaixo)


Podemos dizer que a decoração de uma casa é como a moda, ou seja, descartável?
As tendências em arquitetura e decoração são como a moda, mas, na prática, não devem ser levadas sempre ao pé da letra. A exemplo da roupa que foi moda no último verão, a decoração de antes pode não ser a mais atual, mas continua bonita.


Alguns dos materiais citados por Caco.
Alguns dos materiais citados por Caco.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo