Galeria de Estilo

Musculação já

05 ago 2014 às 20:41

Entrar em forma para o verão. E quem não quer? Hoje, o blog traz entrevista com o Fernando Martins. Modelo que já deu a volta ao mundo, o londrinense trabalha como personal trainer, luta, se dedica a aprimoramentos e não para! No bate-papo, Fernando dá dicas de treinamento para a musculação e faz a ressalva: não deixe de se hidratar! Ah, as fotos com o Bruno Ferraro foram feitas na Fórmula Academia.

O frio vai e volta, mas no inverno, o que fazer para encarar os treinos? Quais suas dicas?
Esse período nos faz ficar mais tempo parados e encolhidos, assim a musculatura fica um pouco enrijecida. Portanto, minha dica é realizar um bom aquecimento antes de treinar. Aliado a isso, um alongamento rápido do grupo a ser trabalhado pode melhorar ainda mais o rendimento. Beba água, mesmo não sentindo sede. Isso ajuda a aumentar a disposição e a diminuir a fadiga.


E a questão dos intervalos entre as repetições na musculação? O que levar em conta?
Essa é uma questão que causa muita divergência. Na verdade, antes de falarmos de intervalo, devemos esclarecer algo sobre as repetições. O número exato de repetições a serem feitas pelo indivíduo é relativo. O professor vai apenas estabelecer uma meta, um número subjetivo de repetições determinado pelo teste de 1 RM (Repetição Máxima) executado previamente. Porém, isso também é relativo, pois durante o treinamento dia após dia, o aluno(a) terá variações de humor, hormonais, stress, fadiga, tudo isso pode comprometer o rendimento. É nessa hora que o personal tem de ter feeling apurado para identificar e oferecer uma solução satisfatória para o cliente. E o intervalo vai depender do objetivo do treino, por exemplo, se o treino for metabólico, os intervalos devem ser mais curtos. Caso o treino seja neural, os intervalos entre as séries podem ser mais longos. Nos não somos robôs para ficar contando intervalos e repetições, minha dica é repetir o movimento até a exaustão.


Qual a importância da dieta para o resultado de um treinamento?
A alimentação tem uma relação direta com progresso e sucesso objetivado pelo aluno, costumamos dizer que é 50% treino 50% nutrição, principalmente quando se trata de definição muscular.

É normal sentirmos mais fome no frio?
No frio, nosso corpo utiliza mais energia para manter-se aquecido, portanto é normal sentirmos fome com mais freqüência. Porém, sabemos que não devemos nos dar ao luxo de comer o que bem entendemos. O mais certo é consultar um nutricionista. Ele vai estar atento a todos os detalhes.


Continue lendo