Além dos sapatos, as bolsas são acessórios essenciais no guarda-roupa da mulher. Algumas delas foram criadas por pessoas, maisons ou para pessoas importantes, sendo assim viraram ícones e são copiadas e imitadas mundo afora. Aposto que você já ouviu falar sobre elas. Vamos à icônica lista?
Chanel – 2.55
A estilista Coco Chanel criou a 2.55 porque estava cansada de carregar suas bolsas em suas mãos e braços, resolveu então desenhar uma bolsa prática e confortável, que pudesse ser pendurada nos ombros. Assim, nasceu a primeira bolsa a tiracolo que, acredito, é até hoje a mais copiada.
Dior – Lady Dior
Criada em 1995, a bolsa de alças rígidas, matelassada e com quatro pingentes - cada um contém uma letra, formando o nome DIOR - foi eternizada pela saudosa Princesa Diana – daí o nome Lady Dior. A bolsa foi presente da primeira-dama francesa quando Diana visitava Paris. A princesa gostou tanto do presente que fez questão de encomendar uma bolsa de cada versão.
Fendi – Baguette
A baguette é uma bolsa-carteira com alças e tornou-se objeto de desejo depois de aparecer no closet de Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City. Foi criada em 1997 por Silvia Venturini e seu nome veio em referência ao modo como as francesas carregam o pão baguete embaixo do braço.
Hermés – Birkin
Acredito que a Birkin seja o modelo mais cobiçado de todos os tempos, é muito difícil encontrar alguém que não queira uma bolsa dessas. Mesmo tendo uma lista de espera enorme, mulheres do mundo todo aguardam a sua vez de ter um exemplar desse em seu closet. Ela foi criada em 1984 para Jane Birkin, daí o nome da bolsa. Diz que certa vez Jane sentou-se ao lado de Jean-Louis Dumas, CEO da Hermès em um voo e ao abrir sua agenda voou várias anotações e ela comentou que sentia falta de uma bolsa de couro que tivesse um bom espaço. Um tempo depois, o modelo descrito por ela chega em sua casa com um bilhete de Dumas. O preço da bolsa é bastante salgado e nada convidativo. Os tamanho e matérias utilizados no seu processo de produção podem mudar o preço final, que varia de U$9.000,00 a U$150.000,00.
Louis Vuitton – Speedy
Criada para agradar a estrela de cinema Audrey Hepburn, que adorava a Express - sacola de viagem com alças duplas -, Henri Louis Vuitton a repaginou e criou um modelo menor. Assim nasceu a Speedy 25. Logo se tornou uma das best-sellers da grife. Hoje em dia além da Speedy 25, há exemplares de tamanhos 30, 35 e 40. Sempre são criadas novas versões com algum detalhe a mais, mas sem interferir em seu design, qualidade e tradição. As versões que mais se destacaram foram as grafitadas por Stephen Spouse, em 2001, e as com as logos coloridas, desenvolvidas em 2003 por Takashi Murakami.