A escritora e jornalista Michelle Franzini Zanin, lançará pela Editora Livre Expressão, em 16 de maio, a partir das 18:00 horas,no Shopping Lupo Araraquara/SP, o livro de poemas Metáforas. Michelle é poeta, escritora, jornalista e presidente da Academia Luminescência Brasileira/ Araraquara.
Michelle lança o livro "Metáforas" e revela seus dons literários. O título está bem escolhido, pois a poesia é uma metáfora de um impulso profundo que sacode a alma. E Michelle nos faz um convite para saborear a poesia e, ao mesmo tempo, descobrir as camadas mais profundas do coração humano.
A fluência é uma das características de seus poemas. Zanin é uma poetisa sensível que consegue transmitir ideias e emoções. Seus versos são claros, transparentes, e suas mensagens conseguem comover.
Não pense o leitor que o fato de Michelle revelar em seu livro mensagens de cunho espiritual limita sua criatividade – ao contrário, a autora não tem medo de voar, de criar, de imaginar. Por exemplo, no belíssimo "Poema" ela percorre o caminho metalinguístico e, com um delicioso jogo literário, permite ao leitor seguir os intrincados caminhos de alguns poemas. A poetisa não cai na tentação de explicar os detalhes da construção poética, mas induz o leitor a intuir as estradas seguidas no processo de criação literária.
Otávio Paz fala no livro "O Arco e a Lira" que a poesia "é um método de libertação interior". E continua dizendo: (...) O poema é um caracol onde ressoa a música do mundo, e métricas e rimas são apenas correspondências, ecos, da harmonia universal. Ensinamento, moral, exemplo, revelação, dança, diálogo, monólogo. Voz do povo, língua dos escolhidos, palavra do solitário. Pura e impura, sagrada e maldita, popular e minoritária, coletiva e pessoal, nua e vestida, falada, pintada, escrita, ostenta todas as faces, embora exista quem afirme que não tem nenhuma: o poema é uma máscara que oculta o vazio, bela prova da supérflua grandeza de toda obra humana!"
Parafraseando o poeta Otávio Paz podemos dizer que Michelle Zanin escreve poesia porque na sua alma ressoa a música do mundo. E a poesia se expressa através de seus versos como o Sol envia seus raios para esquentar a Terra. A humanidade precisa de poemas para elevar-se, para liberar-se dos problemas quotidianos e navegar nas águas da beleza estética, e a poetisa Michelle Zanin cumpre essa missão de falar do ininteligível, de aproximar o leitor ao mundo escuro do inconsciente onde reinam os opostos, o amor e a solidão.
Com certeza os amantes da poesia apreciarão o livro "Metáforas".