Falando de Literatura

Livro Oratória Forense

02 jun 2010 às 14:28

Emocionar, convencer, motivar, persuadir, são alguns dos objetivos de um discurso. Muitas pessoas ficam estressadas quando pensar em discursar, comunicar suas idéias, suas experiências.

Algumas profissões, entre elas a área de Direito, exigem o desenvolvimento pleno da Oratória para o triunfo profissional. O advogado precisa usar palavras, palavras convincentes, para atingir seus objetivos. O primeiro passo para um bom discurso é refletir, organizar as ideias.


Já nos anos 90 publicamos dois livros abordando técnicas fundamentais para falar em público: "Práticas de Oratória" e "Arte de Falar em Público", ambos pela editora Ibrasa de São Paulo. Atualmente, estamos com um novo livro: ORATÓRIA FORENSE, lançado pela Editora Instituto Memória de Curitiba (www.institutomemoria.com.br).



Os capítulos estão organizados da seguinte maneira: Primeiro os estudos sobre a arte da oratória. Na continuação contação de história (contos e histórias com mensagens interessantes). Depois sugestão de exercícios práticos para que o leitor possa treinar em casa.


Alguns assuntos abordados no livro: Oratória – Arte que Pode Ser Aprendia. Conceitos sobre Timidez, a inimiga do orador. Discurso e debate. Retórica. Organização do Discurso. Gesticulação. Figuras de retórica e outros. Destacamos que as figuras de retórica também são chamadas figuras de estilo. As figuras aumentam a expressividade das frases - sejam escritas ou faladas.

O livro está a venda na Livraria do Chain, Curitiba, FNAC, Cultura online e outras.
Quando visitamos a Livraria do Chain recebemos o apoio do dono e dos funcionários, pois oratória é um assunto que desperta o interesse das pessoas.


Continue lendo