Falando de Literatura

ARAGUAIA (Resenha)

02 dez 2010 às 20:10

No prefácio do livro Rio Araguaia, Corpo e Alma, do Dr. Durval Rosa Borges, Gilberto Freyre afirma: A linguagem é muito pessoal, rica e expressiva , constituindo o texto, "uma delícia de narrativa".

Rio Araguaia, Corpo de Alma (editora Ibrasa, 2010, 404 páginas), é uma obra descritiva, relata os fenômenos das enchentes e vazantes, a navegabilidade das águas e a variedade das matas, as extensões do cerrado, os aspectos geográficos e biológicos. Fala da fauna - aves, animais e peixes – e a flora desde o pasto, da floresta amazônica com seus seringais e castanheiras.


A nova novela da Globo, Araguaia despertou a curiosidade dos espectadores. Muitos deles desejam conhecer outros aspectos dessa região. E o livro do Dr. Durval Rosa Borges, revela aspectos interessantes de Araguaia.


O autor também fala das ações dos homens que habitaram esse espaço: as lutas dos indígenas contra os posseiros e destes contra os penetradores, a catequese, o garimpo, os "amantes" e os poetas, os pioneiros e cientistas e os conflitos de terra.


Durval Rosa Borges reexamina também as grandes expedições como a do Marechal Rondon, a navegação de Couto de Magalhães, a viagem misteriosa do Coronel Fawcett, a do Roncador – Xingu com os irmãos Villas Boas e a marcha da Coluna Prestes. É essencialmente documento brasileiro. Excelente para historiadores, geógrafos, biólogos, bibliotecários, professores, sociólogos e pessoas interessadas em conhecer esse magnífico documento brasileiro.



Continue lendo