Você voaria em um avião sem piloto?
Enquanto carros sem motoristas se tornam cada vez mais comuns, o Reino Unido anunciou recentemente que carros sem motoristas serão permitidos nas estradas do Reino Unido a partir do início de 2015. Esta tecnologia só agora começa a olhar para o céu para aviões sem piloto.
Esta tecnologia já existe, mesmo que nenhuma companhia aérea ainda esteja pensando em usar.
O trágico acidente Germanwings nos Alpes que supostamente foi causado deliberadamente pelo copiloto, o que levantou a questão: Será que faz sentido para voar em aviões sem pilotos?
Alguns especialistas dizem que a resposta é sim. O que você acha?
Você sabia que cerca de 80% dos acidentes de avião são causados por erro humano?
Você sabe o que é um UAV ou Drone? Por definição, um UAV é um Veículo Aéreo não Tripulado. Esta é uma definição ampla que pode incluir qualquer coisa, desde um avião de brinquedo de controle remoto a um avião comercial sem piloto. Aviões sem piloto já são cotidiano no setor militar.
Os militares dos EUA já colocaram para voar seus drones Global Hawk (Global Hawk é um veículo aéreo não tripulado de vigilância), que são quase do tamanho de um Boeing 737. E dados militar mostram que os voos de drones colidem com menos frequência do que os voos pilotados por humanos.
Mas as empresas até agora que fabricam os drones estão de olho apenas para usos não tripulados, como fazer entregas ou tirar fotos aéreas e usos militares.
As pessoas ainda querem um ser humano como piloto, tanto para controlar a automação e para assumir o comando no caso de um passageiro indisciplinado.Não é uma questão técnica, é uma questão de confiança da sociedade. Todo mundo gosta de ser recepcionado por um piloto.
Mas se já estamos muito próximos desta tecnologia, qual seria o próximo passo?
Primeiramente acho que esta tecnologia vai ser usada para aviões de carga, que são mais baratos que aviões tripulados, grande parte do design de aeronaves focado em torno da tripulação humana a bordo. Se um avião de carga não tivesse seres humanos a bordo não seria necessário por exemplo janelas, nem a necessidade de controle de temperatura ou de controle de pressurização.
O próximo passo seria a redução da plataforma de voo de dois pilotos para um. Então, gradativamente o público estaria pronto (e isso, provavelmente, seria um desafio maior do que a tecnologia), as aeronaves seriam controladas remotamente do solo, com um gerente de sistemas a bordo para acompanhar a trajetória de voo.
A partir dai seria para uma nova fase de aviões totalmente controlados do solo sem tripulação humana.
Um avião sem piloto corre um grande risco de ser hackeado. Mas especialistas dizem que o risco é muito pequeno e vai valer a pena arriscar.
Os especialistas dizem que a pirataria representa menos risco para os aviadores que um sequestrador ou piloto psicopata.
As pessoas já começam a ficar confortáveis com os carros autônomos, a atitudes em relação aviões sem piloto deve mudar gradativamente.
E você o que acha desta tecnologia, voaria em um avião sem piloto? Comente abaixo.
Quer saber mais sobre internet e tecnologia, curta nossa pagina do Facebook a direita.
Seja o primeiro a compartilhar esta noticia no Facebook.
Quer ter em primeira mão os artigos do blog, baixe o aplicativo no seu celular clicando
AQUI.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br