Vai vender seu telefone Android? Eu não faria isso.
Se você recentemente vendeu ou deu de presente seu telefone Android, as chances das suas mensagens de texto, emails, fotos e Facebook ainda estarem lá, são grandes, mesmo se você limpou sua memória.
Um novo estudo realizado por pesquisadores da computação na Universidade de Cambridge mostra que "reset de fábrica", pelo menos em dispositivos Android, na verdade não apagam tudo. Às vezes, nem chegam perto.
Os pesquisadores testaram 21 telefones Android: Google (GOOGL, Tech30), HTC, LG, Motorola (MSI) e Samsung (SSNLF). Em todos os casos, eles foram capazes de recuperar mensagens de texto, as credenciais da conta do Google e conversas em aplicativos de mensagens. Algumas emails permaneceram no dispositivo 80% das vezes que foram deletados.
Além disso, os aplicativos especiais com "tokens" que permitem acessar seu Facebook e outras contas de mídia social, mantiveram-se no dispositivo.
Em vários deles algumas fotos e vídeos ainda ficaram no dispositivo, mesmo depois de limpa a memoria.
Os dispositivos afetados por este problema incluem o HTC One, HTC Sensation XE, Motorola Razr I, Samsung Galaxy S, Samsung Galaxy S2, Samsung Galaxy S Plus e outros.
Os pesquisadores disseram que o Google Nexus 4 teve o melhor desempenho, mas ainda teve problemas.
Cada telefone tinha um conjunto diferente de problemas. Por exemplo, o HTC One não limpa completamente seu cartão SD interno (onde as imagens são armazenadas), mesmo apagando na seção "Configurações" do telefone. Em vez disso, você deve apagar através da seção "recuperação".
Parte da culpa recai sobre o Google, que faz com que o software Android que executa todos esses telefones cause este problema. Mas os fabricantes de celulares também estão em falta, por causa de um mau desenho e atualizações terrivelmente lentas.
Se você está determinado a vender seu telefone antigo, não há como ter certeza de que seus dados foram completamente apagados.
Excluir manualmente cada foto, mensagem e app na verdade não funciona. Clicar em "delete" realmente não destrói esses arquivos em seu telefone, porque a memória flash usada nestes tipos de telefones é notoriamente difícil de apagar.
Outra abordagem é criptografar tudo em seu telefone com um código de acesso. Mas então como você vai vender o seu telefone bloqueado desta maneira?
"Isso pode ser desesperadamente complicado", disse Ross Anderson, professor de engenharia Cambridge, que trabalhou no estudo.
Thorsheim, um especialista em segurança cibernética na Noruega, ofereceu uma abordagem diferente, mais brutal: "Não venda o seu telefone antigo. Quebre-o", aconselha.
Google não se manifestou sobre este estudo. A empresa normalmente sugere tentar uma combinação de coisas: limpar remotamente o telefone como se fosse roubado, clicar no "reset de fábrica", e atualizar para uma nova versão do Android que permite a criptografia com uma senha.
Mas mesmo assim isso não é 100% confiável, dizem os pesquisadores.
Então você ainda quer vender ou dar seu telefone antigo?
O que você acha? Comente abaixo.
Quer saber mais sobre internet e tecnologia, curta nossa pagina do Facebook a direita.
Seja o primeiro a compartilhar esta noticia no Facebook.
Quer ter em primeira mão os artigos do blog, baixe o aplicativo no seu celular clicando
AQUI.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br