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Uma das 10 mulheres mais influentes nas mídias sociais da dicas sobre Facebook para sua empresa.

19 nov 2014 às 20:13

Liliane Ferrari uma das 10 mulheres mais influentes nas mídias sociais da dicas sobre Facebook para sua empresa.

Liliane Ferrari é paulistana, jornalista, professora de mídias sociais e blogueira , faz consultoria conteúdo e relacionamento digital para a agências de publicidade e marcas.
Da palestras e cursos focado no mercado digital, é professora na ComSchool, FAAP e ESPM-SP na área de mídias sociais, conteúdo e RP.

Foi web embaixadora do McDonald’s durante a Copa do Mundo da Fifa, e do Grand Hyatt São Paulo. Atualmente é web-embaixadora do GRAACC. Atuou como consultora e palestrante oficial do Facebook nas Feiras do Empreendedor do Sebrae para micro, pequenos e médios empresários.

Atuou também como coordenadora de conteúdo e relacionamento com influenciadores digitais no site Com que look eu vou? da C&A na LiveAD , foi editora de conteúdo online na Axpe & colaboradora Taste Uol. Teve uma rápida passagem na Editora Trip como editora executiva de conteúdo digital para Itaú Personalité e Lilica e Tigor. Foi também editora de conteúdo e diretora de atendimento do site Petiscos, de Julia Petit.

Já mediou debate sobre Universo Feminino na Campus Party 2009 e participou como debatedora do Mulher.com no #youPIX, na Campus Party 2010, foi eleita no mesmo ano pelo portal iG como uma das 10 mulheres mais influentes das mídias sociais brasileiras.

Ufa!!! São tantas credenciais para esta jovem mulher das mídias sociais que nem sei direito por onde começar. Mas vamos la....Fizemos uma entrevista com Liliane Ferrari com algumas perguntas que vão te ajudar a entender o Facebook para alavancar mais sua pagina.

Qual o maior erro que as empresa cometem no Facebook?

"Não tem um grande erro, tem um conjunto de equívocos. Por exemplo: não ter em mente um público-alvo claro e bem definido, achar que vai conseguir falar com todo mundo ao mesmo tempo, não planejar as postagens, falar o tempo todo bem de si mesmas e ter como única meta o número de fãs. Creio que esses pontos são os que mais prejudicam e tornam esforços das empresas em vão."

O Facebook esta acabando?

"Não acho que esteja acabando, está se transformando. Por exemplo: para os que são bem jovens a rede já não interessa muito mais, afinal o pai, a mãe, a tia, a avô também estão lá e muitos alunos me relatam que não se sentem mais à vontade no Facebook que preferem seus grupos no Whatsapp, Snapchat, . Então se sua marca quer falar com jovens, corra para o Whatsapp já, crie um projeto bacana de interação com eles. Outra coisa, as empresas agora precisam encarar o Facebook não mais como um espaço grátis de publicação, mas sim como plataforma de mídia, e utilizar o que a rede oferece de bom como a segmentação baseada em interesses para criação de anúncios mais eficientes. "


O que as marcas precisam prever/fazer para realizar algum tipo de aproximação com seu publico alvo?

"Entender o comportamento dessas pessoas na vida, principalmente qual a necessidade delas em relação a seu produto/serviço. Quando estão conectadas, o que fazem, em que hora estão mais predispostas a interagir com sua marca. Suprir uma necessidade é em termos de marketing muito mais rápido e barato do que gerar um desejo. Analisar o tipo de conteúdo que seu público mais interage e buscar um caminho editorial nesse sentido ajuda a se aproximar. "

Você acredita nesta nova tendência do Facebook de tornar a maioria dos post vídeos?

"Na verdade não é uma tendência do Facebook é uma tendência macro na medida que podemos fazer vídeos de 15 segundos no Instagram, Vine é muito fácil e rápido de usar. Vídeo é o tipo de conteúdo mais consumido no mundo. Os vídeos postados no Facebook tem autoplay, o que obviamente fez com que o número de 'visualizações' alcançadas há pouco tempo ser imenso. Mas ainda não sei se no Brasil com a qualidade péssima do nosso 3G, a experiência de vídeo seja tão boa assim. No centro-oeste e norte por exemplo, acho que precisamos pensar nisso também. Mas claro que vai do tipo de público que a marca fala, se for uma público hiper conectado, morador do sudeste e sul, e com gadgets de ponta, os vídeos vão ser maravilhosos. "


Como evitar entrar em ciladas em post no Facebook e acabar causando uma crise online da imagem de uma empresa?

" São muitos os cuidados mas marcas que tentam ser engraçadinhas precisam lembrar que nem todo redator de mídias sociais é humorista. Nunca fazer piadas sexistas, ou com religião, política, classe social é ótimo para evitar problemas. E quando alguém reclama de algo também mantenha a boa educação, não entre em bate-boca nem em público no post e nem nas mensagens privadas."

Tem mais resultado conteúdo pago ou conteúdo orgânico?

"O que tem mais resultado é conteúdo pertinente, original, que interesse e entretenha. Conteúdos que têm contexto e estimulam um diálogo sincero entre pessoas e marca Já vi post promovido alcançar milhares de pessoas mas ter retorno ínfimo de interação porque o conteúdo era ruim, a imagem era péssima e tem diversas páginas que tem muito resultado apenas com alcance orgânico."


Como mensurar o sucesso de uma ação?

"Depende do objetivo, tem ações que você precisa divulgar um app, sucesso é ver que diversas pessoas clicaram e baixaram, em outras, a meta pode ser vender um produto, então o sucesso não será o número de likes, compartilhamento e comentários, mas quantos produtos foram efetivamente vendidos. "

Como descobrir quem e o publico alvo na Fanpage?

"Na verdade você tem que saber isso antes de abrir uma página, inclusive para ver se o seu público-alvo está ou não está no Facebook. Pode ser que sua marca precise mais de um Instagram do que de uma pagina no Facebook. Mas digamos que você já tenha uma página/ fan page e não sabe disso: analise os dados e gráficos de relatórios que o próprio Facebook gera sobre seus fãs, se são homens, mulheres, que idade eles têm, de onde são, qual a proporção de homens e mulheres...."

Liliane Ferrari vai ministrar um curso e uma palestra em Londrina.
Palestra Gratuita: Quer aprimorar seu blog?
Data: 21/11 as 19h
Curso: Estratégias e Conteúdo para Mídias Sociais: Facebook, Instagram e Twitter .
Data: 22/11 - 09h as 17h
Local: Sebrae Londrina
Av. Santos Dumont, 1335, Aeroporto, Londrina
Informações: (43) 96120700

Inscrições AQUI:

Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br

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