Tudo mundo precisa de limites!
Dicas práticas para melhorar relações em contextos virtuais e reais.
Adolescentes são adeptos número um da tecnologia, viciados nos aparelhos eletrônicos ao ponto de não conversarem mais, nem mesmo com os próprios pais!Em menor grau, adultos apresentam o mesmo comportamento.
Pessoas já não se falam mais! Nem sequer por telefone! Enviam mensagens, e para serem ainda mais rápidas, usam palavras cortadas, que atrapalham na escrita real de textos formais e até mesmo a própria fala. Diante disso, Janiny Almeida, consultora de imagem e estilo pessoal falou de consequências extremas e sugeriu medidas simples, para solucionar o problema.
Recentemente, em no curso "Imagem da Voz", na InVestida Imagem, ministrado pela jornalista Isabella Saes, uma das alunas, não conseguia pronunciar a letra R do final das palavras, ela lia o texto da seguinte forma:
"Ama é pode viaja sem se preocupa...", enfim, todas as palavras sem R, quando Isabella, mostrou para a aluna, na gravação que foi feita dela lendo o texto, sua fala sempre faltava o R no final e ela nem percebia e disse:
"Bem que minha mãe falou que essa mania de eu escrever por e-mail ou em redes sociais sem o R , ia acabar me prejudicando".
De fato, ela havia sido avisada, mas como foi a mãe que falou nã deu atenção. O mesmo acontece com outros adolescentes e jovens, que em maioria não reconhecem o valor de alertas como esse.
Para ajudar pais e filhos a reconhecerem limites e melhorarem suas relações nos contextos virtuais e reais apresentamos algumas sugestões:
Sugestões aos pais:
Orientar filhos é preciso sempre, mas também é preciso respeitá-los. Então...
- Não fale da vida particular dos filhos em redes sociais;
- Jamais criticar atitudes dos filhos publicamente;
- Nunca corrigi-lo abertamente nas redes
- Não forçar intimidade adicionando todos os contatos deles na rede
- Não corujar em excesso - evitar comentários exagerados nas fotos postados por eles. Publicar muitos "Lindos", "Mamãe te ama" e coisas do gênero os torna motivo de piada entre os amigos.
Sugestões aos filhos:
Ter sua individualidade é importantíssimo, mas ouvir seus pais também. Então...
- Não publique detalhes, nem fale da vida pessoal de seus pais em redes sociais
- Não fale mal dos pais em redes sociais, mesmo que estejam com raiva
- Não publique nºs de telefones , endereços em redes sociais
- Não fale da rotina da casa
- Não fique 24hrs ligados na rede, pois é preciso, conversar com os pais, chegar em casa, contar seu dia, suas alegrias e dificuldades
- Peça ajuda e conselhos aos seus pais
- Se afaste de fones de ouvido, celulares e tablets ao fazer refeições e lanches com pais e familiares.
Janiny Almeida
Consultora de imagem e estilo pessoal
Reconhecida pela R.I.C.I. - Rede Internacional de Consultores de Imagem.
Informações: (21) 3064-1615 ou (21) 99888-0389