Transmissão de aromas pelo smartphone vai ser a próxima aposta de 2015.
Envio de aromas junto com mensagens pelo ciberespaço é a nova tendência digital para 2015, e esta mais perto do que você imagina.
Pense na seguinte selfie: você postando uma imagem que é acompanhado pelo aroma de perfume, uma foto do jantar que você fez que vem com um cheiro de batata trufada amanteigada ou enviar uma imagem de flores com uma mensagem a um amigo a milhares de quilômetros de distância acompanhada de perfume de rosas.
A digitalização de mensagens, imagens e sons já esta fora de moda. Em 2014, cientistas do Reino Unido, EUA e Japão revelaram dispositivos que podem simular eletronicamente cheiros, proporcionando uma rota direta para o sistema límbico do cérebro, a parte responsável pela memória e provocando emoção.
O dispositivo líder atual de transmissão de cheiro digital é um aplicativo do smartphone chamado "Scentee" , desenvolvido no Japão e disponível lá nos EUA.
Scentee pode liberar uma nuvem de café ou com aroma de toucinho para acordá-lo de manhã (sem surpresa, esta tecnologia já foi utilizada em uma campanha promocional pela empresa carnes Oscar Mayer chamado Wake Up and Smell the Bacon).
Scentee usa cartuchos de aroma à base de álcool, que vêm em sabores específicos e estão alojados dentro de um pequeno dispositivo de plástico que atribui à entrada de fone de ouvido de um smartphone. O sinal digital é transmitido ao transdutor de ultrassom do dispositivo, o qual, em seguida, liberta o aroma como uma nuvem de vapor.
Existem outras tecnologias baseadas em transmissão de cheiro digitalmente, cientistas da Harvard desenvolveram o "oPhone" , um dispositivo em forma de tubo feito para o recebimento de mensagens de perfume (chamados oNotes) desencadeadas por um aplicativo para iPhone chamado oSnap.
O aplicativo permite que você tire uma foto e escolha um dos milhares de aromas para marcá-la antes de enviar. Num futuro muito próximo, vamos usar dispositivos como o oPhone para fazer um tour virtual de Marrakech, absorvendo todos os sons, visões e cheiros dos souks e praça do mercado.
Ainda não podemos dizer qual será o efeito de cheiros sintéticos, enviados através da Internet sobre as emoções. As implicações para o marketing são enormes. Poderia os cheiros digitais da água salgada e brisa do mar serem enviados quando visitamos um site de viagens e com isso aumentar a sua probabilidade de reservar umas férias na praia?
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Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br