Saiba como o Facebook mudou o mundo!
Na segunda passada, um em cada sete pessoas na Terra usaram o Facebook, isso corresponde a 1 bilhão de pessoas, segundo dados do fundador Mark Zuckerberg.
Nesta década, a rede social tem transformado as relações das pessoas, o conceito de privacidade, seus negócios, a mídia, ajudou a derrubar regimes e até mudou o significado das palavras cotidianas.
Facebook mudou nossa definição de "amigo".
A palavra "amigo" ganhou outras conotações. E, ao contrário da vida real quando o fim de uma amizade pode ser profundamente traumático, no Facebook você pode apenas excluir seu "amigo" e continuar sua vida.
Ser "amigo" no Facebook pode ter significado apenas na internet. Você tem um amigo durante uma década no Facebook mas nunca o encontrou pessoalmente. Sem sentimentos. As pessoas podem possuir ate 5000 mil amigos.
O significado das palavras "compartilhar" ainda continua o mesmo, mas ganhou um peso. As pessoas compartilham exatamente tudo. Ate o que não deveriam compartilhar.
Você consegue saber se a carreira de seus amigos estão indo bem, se o par perfeito se separou e você já viu fotos intermináveis dos bebês de seus colegas de escola. Você não será mais surpreendido por um ex na rua com uma nova namorada ou namorado: você já sabe que eles estão namorando porque já postaram infindáveis selfies românticos.
O Facebook não tem hierarquia das amizades. Um colega de classe , que você não tenha vê a 15 anos, um amigo de um amigo, ou um colega de trabalho que você nunca realmente falou , eles são todos amigos do Facebook da mesma forma que sua mãe, seu namorado, etc.
O Facebook fez surgir celebridades instantâneas.
Celebridades instantâneas saíram, foram criadas no Facebook e tiveram milhões de seguidores. Pessoas comuns ficaram famosas da noite para o dia através de alguma viralização ou de uma pagina pessoais.
Quem não se lembra da estudante Luíza, de 17 anos, ganhou fama instantânea no Brasil depois que o pai dela, que é colunista social na Paraíba, gravou um comercial de TV para um empreendimento imobiliário.
A frase "menos Luiza, que está no Canadá" extrapolou a TV e se disseminou rapidamente na internet. Assim como ela, outros anônimos conquistaram os 15 ou menos minutos de fama graças ao potencial da rede.
A privacidade não existe mais.
Os usuários postam voluntariamente sua privacidade no Facebook. Fotos da intimidade de sua família, detalhes de suas vidas pessoais, gostos, etc.
Uma pesquisa nos estados unidos revelou que 91% dos post uma foto são de si mesmo, 71% são post da cidade ou local onde vivem, 61%, deixam publico seus endereços de email e um quinto deixa o seu número de telefone.
Somente 60% dos usuários configuram sua privacidade para " apenas amigos".
Facebook criou milhões de empregos.
Facebook essencialmente criou um setor inteiro, incluindo o emprego indireto para as pessoas cujo trabalho é gerir redes sociais para empresas e marcas.
Os profissionais de marketing têm através do Facebook uma compreensão de sua marca e os consumidores como eles nunca tiveram antes.
Você sabe quem são seus clientes, quem são os amigos com e como eles se envolvem com a sua marca.
Existem centenas de agências que existem especificamente para as mídias sociais. É todo um ecossistema para a mídia, marketing, vendas e tecnologia.
O Facebook também é um campo minado para as marcas. De repente, em vez de ligações para os telefones de reclamações privados, clientes irritados podem postar suas queixas para centenas de seus amigos, ou até mesmo na página onde todos os fãs leais da marca foram cuidadosamente cultivados.
O Facebook teve papel importante em eleições.
Para a eleição geral no Reino Unido de 2015, ambos os principais partidos ( trabalhistas e conservadores ) mostraram como a mídia social foi importante para suas campanhas através da importação dos consultores da primeira eleição de mídia social real do mundo, a vitória de 2008, de Barack Obama nos EUA.
O Tory ( partido conservador) contratou Jim Messina, gerente da campanha de Obama de 2008, e do Trabalho teve Matthew McGregor, que estava na linha da frente para a luta online contra Mitt Romney em 2012.
Os partidos políticos, usam a publicidade no Facebook para obter as mensagens certas para as pessoas certas no momento certo.
O papel do Facebook e tão grande que no Brasil e proibido propaganda pagas nas eleições pelo Facebook.
Facebook tem sido a ferramenta para organizar revoluções.
Embora a primavera árabe foi apelidada de revolução do Twitter, mas houve muita organização de manifestações e ações diretas foram alavancadas pelo Facebook.
Muitos dos entrevistados na pesquisa de Onuch disseram que se basearam no Facebook para saber a verdade sobre o que estava acontecendo, era impossível de confiar em mídias tradicionais.
A mídia social tem um efeito unificador, criando uma identidade coletiva e linguagem compartilhada de uma luta cívica dos direitos, no Brasil tivemos vários eventos contra a corrupção e o governo organizados pelo Facebook.
Tivemos até movimentos sociais como o "rolezinho" organizados dentro da rede.
Facebook faz notícia, quebra notícia, e decide o que é notícia.
Cerca de 71% dos jovens de 24 anos de 18 a dizem a internet é a sua fonte principal de notícias, e muitos deles postam e se matem informados pelo Facebook.
A maioria das pessoas lê primeiro uma noticia de última hora via Facebook.
Os usuários não precisam sair do Facebook para obter as suas notícias. As próprias pessoas que participam do ocorrido postam o evento em suas redes sociais que viralizam e viram informações antes mesmo de sair nos próprios meios de comunicação.
O Facebook continua sendo muito influente na época de hoje, e prova que esta conseguindo se reinventar e acompanhar as mudanças lançando novas ferramentas e aplicativos.
Quem sabe o que ira acontecer com o Facebook daqui a 10 anos?
Vera Moraes
www.enterx.com.br