Redes Sociais o negócio do século.
É difícil imaginar um mundo sem mídia social hoje em dia. Está infiltrado em nossa sociedade e em nossas vidas diariamente, e está aqui para ficar.
Enquanto permanecer conectado através da mídia social é uma boa maneira de ficar em contato com amigos e família, e ficar por dentro do que todo mundo está comendo no almoço, as empresas já perceberam que passamos muito tempo nas redes sociais o que se tornou um aspecto cada vez mais relevante do esquema de marketing de qualquer empresa.
Algumas pesquisas relatam que os brasileiros passam em torno de 8 horas mensais conectados às redes sociais, sendo que destas o Facebook se destaca, ocupando o primeiro lugar no ranking de acessos.
Não é mais uma moda passageira ou uma tendência, a conscientização da mídia social mudou. Dominar uma presença constante na mídia social tornou-se uma obrigação para qualquer empresa que quer garantir um lugar tanto no mercado tradicional e digital.
Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, provedora global de informações e insights sobre consumidores, a mania de dar opiniões sobre produtos e serviços é citado por 68% dos usuários de redes sociais, cada ponto e vírgula que uma empresa posta nas redes sociais o grande o impacto entre as pessoas.
Com a quebra de barreiras físicas que a internet proporcionou globalmente, ficou muito mais fácil hoje em dia e rápido obter acesso à informação.
O publico alvo agora conectados ganharam um maior poder e agora tomam decisões que incidem diretamente na reputação dos fornecedores, tendo influencia e sendo influenciados por outras pessoas que navegam pelas redes sociais.
As mídias sociais abriram possibilidades para empresas estimularem a discussão em torno de seus produtos e serviços ficando próximo a seu publico alvo.
Com esta concentração de opiniões em torno de sua marca e produtos essas empresas se beneficiaram de um tipo de inteligência coletiva que, seguramente, pode trazer inovação e diferenciação para seus produtos, serviços de seu modelo de negócios.
Entendendo o que seu publico espera, qual a opinião sobre seu produto e direcionando a empresa para adequar seu produto e campanhas de marca de acordo com seu publico.
Colocar a sua empresa, marca, etc, nas mídias sociais (Twitter, Facebook e Instagram, LinkedIn, etc)), é uma maneira de aumentar a exposição e até mesmo vendas.
De acordo com pesquisas 85% das empresas que colocaram as mídias sociais em sua campanha de marketing verificaram um aumento na sua exposição ao mercado. Além disso, 58% das empresas que estavam engajados as mídias sociais para o mercado nos últimos três anos ou mais, têm relatado um aumento nas vendas dentro do mesmo período de tempo.
Com esta grande perspectiva do uso de mídia social, e através da utilização algumas das muitas ferramentas e aplicativos que sites de mídia social oferecem, não é de admirar que muitas empresas estão entrando na onda da mídia social.
Bem, o que esses fatos afetam sua empresa? O ponto principal dessas informações é que os consumidores estão diariamente, nas redes sociais expressando seus sentimentos e opiniões, mesmo que sua empresa não esteja nas mídias sociais. E a sua empresa onde esta? Apenas no mundo físico? Hummmm....
Imagine a situação de um cliente postar uma visão negativa de sua empresa ou produto e a sua empresa não estar lá para analisar e agir sobre a crítica? Bem o estrago já esta feito para sua imagem, porém, com a onda de compartilhamentos, uma postagem inofensiva pode se transformar na maior dor de cabeça que uma empresa poderia ter em sua imagem online.
Além da grande importância da empresa estar presente nas redes sociais para controlar os comentários que surgem sobre seu produto e serviços, empresas conectadas transmitem melhor imagem para os consumidores contemporâneos, demonstram preocupação com a opinião de seus clientes online.
Muitos empresários já saíram na frente e querem saber como utilizar melhor as redes sociais, e como a sua empresa pode se posicionar, o que devem ou não fazer para ter uma boa presença online.
Pra começar e bom entender 3 propósitos principais de sua empresa ter uma presença on-line:
1. É uma espécie de termômetro de como o público enxerga a sua marca e produtos e serviços. Isso ajuda muito a planejar o marketing e ir na direção correta. Nas redes sociais os clientes são espontâneos e sem qualquer direcionamento colocam sua opiniões sobre o que pensam dos seus produtos, serviços e principalmente a melhor e pior forma de utilização dos mesmos.
2. Gerenciar como uma "Central de Atendimento ao Cliente". A empresa saberá antes de qualquer outro meio as maiores verdades e as coisas urgentes e importantes que deve saber sobre seus produtos e serviços. Com isso ele pode sanar as crises que surgirem de atendimento, falta de produto, defeito, etc rapidamente.
3. Construindo uma boa reputação para a sua marca e produtos. As redes sociais precisam atender aos objetivos da empresa, ou seja, ao posicionamento e a imagem que se deseja atingir, caso contrário nada disso faria sentido. Descubra quem e seu publico e crie uma presença online de sua empresa baseada nisto. A chave para um bom plano de marketing de mídia social, é conhecer o seu negócio e suas necessidades.
Se você e sua equipe estão lutando para descobrir como toda essa coisa de mídia social funciona, ou não por onde começar, considerar a contratação de um especialista em mídias sociais.
Basta lembrar a única coisa pior do que não estar na mídia social é ter uma pessoa não qualificada gerenciando sua imagem online.
Mais do que a presença empresarial ser essencial nas redes sociais, ela precisa ser útil para os clientes. Suas páginas nas redes de relacionamento precisam passar conteúdo único e relevante para que sua empresa faça diferença no dia a dia dos consumidores e não somente propaganda.
Agora responda: O que você esta esperando para ter sua presença online?
Fonte : Deloitte
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Vera Moraes
www.enterx.com.br
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