Veja 7 tipos de clientes nas redes sociais
Segundo o site Bol em uma entrevista feita com José Geraldo Coscelli, presidente da ReachLocal na América Latina (empresa de marketing digital) existem 07 tipos de clientes nas redes sociais, qual deles é você? Você empresario faz suas campanhas pensando nestes sete tipos?
Conforme a matéria no Portal Bol no Brasil, há 46 milhões de usuários que acessam o Facebook, Twitter ou outra rede social, segundo a última pesquisa do Ibope, divulgada em março de 2013; dentro desse universo, o presidente da ReachLocal na América Latina (empresa de marketing digital), José Geraldo Coscelli, identificou sete perfis de consumidores.
São eles:
Modelo: segundo o consultor José Geraldo Coscelli, esse consumidor tem identificação com a empresa e a recomenda para os amigos da internet, mas ele só continuará engajado se o relacionamento com a marca for próximo; "é o tipo de cliente que deve fazer parte de programas de fidelidade, receber novidades periodicamente e até ser convidado para escrever um depoimento pessoal no site da empresa", afirma
Entusiasta: esse usuário, de acordo com o consultor José Geraldo Coscelli, usa as redes sociais para falar sobre tudo e, se ele tiver uma experiência negativa, é lá que ele vai manifestar sua indignação; "o entusiasta é bastante ativo na internet, é preciso atendê-lo prontamente, dar-lhe todas as especificações do produto antes da compra para que ele não saia frustrado", diz
Caçador de ofertas: descontos e promoções são os alvos desse consumidor, que não é fiel e não busca estreitar relações com a empresa, segundo o consultor José Geraldo Coscelli; "oferecer descontos com frequência é uma forma de atrair esse cliente, mas é preciso avaliar se a redução no preço não vai comprometer o lucro do negócio", diz
Silencioso: esse é o usuário que curte a página da empresa, mas não compartilha o conteúdo nem recomenda os produtos da marca; ele pode virar um cliente modelo se a empresa fizer publicações mais atrativas nas redes sociais, com fotos legais e pedidos diretos para compartilhamento do conteúdo, diz o consultor José Geraldo Coscelli
Casual: para o consultor José Geraldo Coscelli, esse consumidor não tem identidade com a marca e curte ou compartilha conteúdo da empresa ocasionalmente, mas a relação pode mudar se ele for surpreendido de maneira positiva pelo empresário.
Reclamão: são comuns consumidores que vão direto a sites de reclamação ou a órgãos de defesa como o Procon e o Idec sem procurar a empresa prestadora do serviço para resolver um problema; por isso, segundo o consultor José Geraldo Coscelli, é preciso fazer uma ronda constante nesses sites; caso encontre alguma reclamação, é importante contatar o cliente e se oferecer para resolver o problema; outra ação é destacar telefones e e-mails no site da empresa para que o consumidor possa entrar em contato
Insatisfeito: é o que exige mais atenção de todos, de acordo com o consultor José Geraldo Coscelli, pois, muitas vezes, o cliente se torna insatisfeito devido a um erro da empresa, como atraso na entrega, ou falta de informação, por exemplo, e quando ele expressa essa indignação nas redes sociais, o empresário precisa ser rápido na resposta; "a empresa tem de se manifestar o mais rápido possível, nem que seja para dizer que está avaliando a situação e depois buscar uma solução para o problema", diz.
Fonte: Bol
Você esta preparado para todos estes tipos de clientes? Que tal fazer uma campanha com sua agencia focada em cada tipo dos 07 consumidores?
Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos no Facebook.
Curta nossa pagina na lateral direita e fique por dentro das novidades.
Leia também:
Marketing Digital 2014. Você esta preparado?
Entendendo o consumidor brasileiro multitelas.
Vera Moraes
www.enterx.com.br