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Quem são os 7 tipos de clientes nas redes sociais?

26 fev 2014 às 09:41

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Fonte: Imagem Shutterstock do site Bol. -
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Veja 7 tipos de clientes nas redes sociais

Segundo o site Bol em uma entrevista feita com José Geraldo Coscelli, presidente da ReachLocal na América Latina (empresa de marketing digital) existem 07 tipos de clientes nas redes sociais, qual deles é você? Você empresario faz suas campanhas pensando nestes sete tipos?

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Conforme a matéria no Portal Bol no Brasil, há 46 milhões de usuários que acessam o Facebook, Twitter ou outra rede social, segundo a última pesquisa do Ibope, divulgada em março de 2013; dentro desse universo, o presidente da ReachLocal na América Latina (empresa de marketing digital), José Geraldo Coscelli, identificou sete perfis de consumidores.

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São eles:

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Modelo: segundo o consultor José Geraldo Coscelli, esse consumidor tem identificação com a empresa e a recomenda para os amigos da internet, mas ele só continuará engajado se o relacionamento com a marca for próximo; "é o tipo de cliente que deve fazer parte de programas de fidelidade, receber novidades periodicamente e até ser convidado para escrever um depoimento pessoal no site da empresa", afirma


Entusiasta: esse usuário, de acordo com o consultor José Geraldo Coscelli, usa as redes sociais para falar sobre tudo e, se ele tiver uma experiência negativa, é lá que ele vai manifestar sua indignação; "o entusiasta é bastante ativo na internet, é preciso atendê-lo prontamente, dar-lhe todas as especificações do produto antes da compra para que ele não saia frustrado", diz

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Caçador de ofertas: descontos e promoções são os alvos desse consumidor, que não é fiel e não busca estreitar relações com a empresa, segundo o consultor José Geraldo Coscelli; "oferecer descontos com frequência é uma forma de atrair esse cliente, mas é preciso avaliar se a redução no preço não vai comprometer o lucro do negócio", diz


Silencioso: esse é o usuário que curte a página da empresa, mas não compartilha o conteúdo nem recomenda os produtos da marca; ele pode virar um cliente modelo se a empresa fizer publicações mais atrativas nas redes sociais, com fotos legais e pedidos diretos para compartilhamento do conteúdo, diz o consultor José Geraldo Coscelli

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Casual: para o consultor José Geraldo Coscelli, esse consumidor não tem identidade com a marca e curte ou compartilha conteúdo da empresa ocasionalmente, mas a relação pode mudar se ele for surpreendido de maneira positiva pelo empresário.


Reclamão: são comuns consumidores que vão direto a sites de reclamação ou a órgãos de defesa como o Procon e o Idec sem procurar a empresa prestadora do serviço para resolver um problema; por isso, segundo o consultor José Geraldo Coscelli, é preciso fazer uma ronda constante nesses sites; caso encontre alguma reclamação, é importante contatar o cliente e se oferecer para resolver o problema; outra ação é destacar telefones e e-mails no site da empresa para que o consumidor possa entrar em contato

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Insatisfeito: é o que exige mais atenção de todos, de acordo com o consultor José Geraldo Coscelli, pois, muitas vezes, o cliente se torna insatisfeito devido a um erro da empresa, como atraso na entrega, ou falta de informação, por exemplo, e quando ele expressa essa indignação nas redes sociais, o empresário precisa ser rápido na resposta; "a empresa tem de se manifestar o mais rápido possível, nem que seja para dizer que está avaliando a situação e depois buscar uma solução para o problema", diz.


Fonte: Bol

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Você esta preparado para todos estes tipos de clientes? Que tal fazer uma campanha com sua agencia focada em cada tipo dos 07 consumidores?


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Entendendo o consumidor brasileiro multitelas.


Vera Moraes
www.enterx.com.br


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