Que Selfie que nada, a nova onda da internet é Felfie!
A palavra "Selfie" pode ser descrita como um tipo de fotografia de auto-retrato, normalmente tirada com uma câmera digital ou celular, a moda é esticar o bracinho segurando o celular apontado para o rosto, fazer carão e espalhar a foto produzida nas redes sociais.
Elas podem ser também tiradas de frete ao espelho, e normalmente incluem apenas o fotógrafo ou o número de pessoas que pode estar no plano. Uma forma de autopromoção ou expressão.
Em 2013, o termo ganhou um registro na versão eletrônica do dicionário Oxford, que ainda o consagrou com o título de "palavra do ano" no início de novembro. A decisão, este titulo aconteceu depois que foi analisado um aumento de mais de 17.000% no uso da palavra "selfie" entre 2012 e 2013. O auto-retrato do século XXI ganha adeptos entre anônimos, celebridades e chefes de Estado.
Selfies que envolvem várias pessoas são conhecidas como "selfies de grupo".
De acordo com Oxford, uma selfie é uma fotografia tirada por uma pessoa e que tem como objeto ela mesma.
A palavra ganhou os holofotes na internet quando um poderoso trio (Barack Obama e os primeiros-ministros David Cameron e Helle Thorning-Schmidt )registraram seu auto-retrato durante um dos serviços do funeral de Nelson Mandela, que correu o mundo. O mundo chorava e homenageava Nelson Mandela, enquanto o trio de poderosos trabalhados na make fazia carão para a foto.
O dicionário Oxford, relata que o primeiro registro conhecido da palavra "selfie" aconteceu em 2002. Na época, ela apareceu na legenda de uma imagem publicada em um fórum australiano e que mostrava o resultado de uma noite de bebedeira entre amigos.
Entrei na brincadeira...Não podia faltar minha selfie com a amiga Fer!
Usada em mais de 57 milhões de imagens no Instagram, a hashtag "#selfie" conquistou os usuários da rede social, entre anônimos e celebridades.
A primeira da história do app Instagram a usar o termo foi publicada no final de 2010. A neozelandesa Jen Lee desejava mostrar seu novo suéter para seus seguidores. Com pouco mais de 190 "curtir", a imagem recebeu o registro como "#selfie" pouco depois da sua publicação.
Publicar muitos self de você mesmo pode ser considerado autopromoção, egocentrismo e pode não pegar bem nas redes sociais, você pode ser multado por este tipo de pratica.
Como o vício por selfie pode gerar multa nas redes sociais:
O selfie publicado em exagero no seu perfil nas redes sociais pode gerar uma "multa do bem" e ajudar a pagar os estudos de jovens universitários de países em desenvolvimento.
Selfie Police: site permite que os usuários "denunciem" aquelas pessoas que têm exagerado no egocentrismo, dando a elas a oportunidade de se redimir ajudando outras pessoas
Essa é a proposta do SelfiePolice.org, um site lançado por dois estudantes da Universidade Brigham Young. A idéia é de que cada selfie publicado corresponda a uma doação de US$ 1 (cerca de R$ 2,35) para reunir doações. Este dinheiro da penalidade é revertido para obras de caridade.
Até que enfim alguém pensou em alguma coisa legal a partir da onda de selfies que toma conta das redes sociais no mundo. O site permite que os usuários "denunciem" aquelas pessoas que têm exagerado no egocentrismo, dando a elas a oportunidade de se redimir ajudando outras pessoas. O pagamento é feito diretamente às entidades, via PayPal.
O Selfie Police tem um mural dos "mais procurados". Entre eles estão as cantoras Beyoncé, Rihanna e Miley Cyrus, a primeira-dama americana Michelle Obama e a socialite Kim Kardashian. Até Darth Vader, que teve um autorretrato recentemente publicado no perfil da franquia Star Wars no Instagram, está na lista.
Outra tendência é um tipo de ramificação da selfie começa a ganhar notoriedade na Internet é "felfie":
Pronto agora que você estava pegando o jeito de fazer beicinho na frente do espelho para tirar aquela selfie, surge uma nova tendência: a felfie.
O nome já diz o que é novo estilo, surgiu da junção das palavras farmer ("fazendeiro", em inglês) e selfie, que representa o famoso autorretrato que já faz sucesso na internet.
Consulte a hashtag nas redes sociais como o Twitter ou o Instagram para perceber que o fenômeno pede um elemento a mais naquela simples foto que você tirava de você mesmo pagando de gatinho.
A moda agora é convocar patos, galinhas, ovelhas, porcos, vacas e todos os outros animais fofuchos da fazenda antes de clicar e compartilhar.
Quer ver agora as meninas dos "beicinhos" correrem atrás dos bichinhos. E bem capaz de ocorrer um êxodo urbano nos fins de semana só pra ficar na moda na internet!
Gostou do post? Compartilhe na sua rede social o post da reportagem junto com sua self ou felfie , que vai aparecer abaixo, para podermos curtir qual a melhor!
Curta nossa Fanpage AQUI.
Vera Moraes
www.enterx.com.br
Fonte:
www.farmingselfie.com
www.megacurioso.com.br
www.exame.abril.com.br