Quais as competências indispensáveis para profissionais de e-commerce?
Você quer contratar um profissional de e-commerce mas não sabe onde encontrar? Você é um profissional de e-commerce e não esta conseguindo seu emprego dos sonhos? Será que você tem as características que o mercado procura?
A Pesquisa Profissional de E-commerce 2014 que foi feita no período de 03 a 24 de Setembro e pode te dar algumas respostas.
O que as empresas esperam deste profissional e quem é este profissional?
A pesquisa esta na sua terceira edição e assim como nos anos anteriores teve excelentes resultados. Mais de 347 pessoas responderam a pesquisa. 70% dos respondentes eram sócios ou proprietários da empresa.
A E-bit somada ao Buscapé conta com uma base de mais de 45 mil lojas virtuais conveniadas. A pesquisa tem 49 perguntas que é exibida de acordo com as respostas e leva em média 10 minutos para ser concluída.
O estudo ainda indicou que "Agilidade", "Foco em resultado" e "Organização e Planejamento" são consideradas as habilidades mais importantes na frente das "habilidades de proatividade", "flexibilidade e inovação", "espírito de equipe", "empreendedorismo", "visão sistêmica", "negociação e liderança."
Segundo os resultados, a dificuldade em encontrar profissionais qualificados ainda é o maior problema para as contratações, seguida de salários muitos altos pretendidos pelos candidatos, e a dificuldade de encontrar currículos específicos.
Segundo os dados as empresas geralmente encontram os candidatos por indicação de amigos e parentes ou indicação de alguém da empresa.
Onde estão as maioria destes profissionais? O gráfico mostra que 71% estão no sudoeste seguido por 22% no Sul. O Paraná fica em segundo lugar com 9% dos profissionais.
O estudo dá dicas importantes para quem precisa contratar e para quem quer ser competitivo e se preparar para entrar neste mercado.
Mas afinal quem é o Profissional de E-commerce no Brasil? Segundo a pesquisa é homem (81%) com idade média de 35 anos, é graduado e tem renda média de R$5.335,00.
Confira o infográfico abaixo com a comparação entre as três edições.
Para fazer o download da Pesquisa completa, clique AQUI.
Na minha experiência de 05 anos no mercado de internet eu acredito que o profissional de e-commerce ainda deveria ter fundamentos de logística, noções básicas de impostos e tributação, entender de estratégias de marketing virtual e redes sociais e muito de direito do consumidor, porque o foco sempre deve ser o desejo e necessidade do cliente e não foco no produto ou serviço.
Espero que esta analise seja de extrema utilidade. Esteja sempre informado para a vida proveitosa do seu negócio. Nossa empresa esta a disposição.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br