Procura-se robô para vaga de emprego.
Um número cada vez maior de empresas japonesas está testando robôs como uma possível solução para a diminuição da população ativa de trabalho do país.
Eles estão por toda parte no Japão. Eles estão aparecendo nas lojas, bancos e em breve até mesmo hotéis.
No Banco Mitsubishi UFJ de Tokyo está testando um robô de serviço ao cliente que responde a perguntas básicas e é projetado para falar 19 línguas. O robô poliglota poderia ser útil para servir clientes estrangeiros durante os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.
O robô humanoide tem características semelhantes às humanas, tais como braços, pernas e uma cabeça, mas são projetados para se parecer com um robô.
Os Fabricantes esperam também lançar no futuro um tipo de robô para a família, uma versão mais elegante de Rosie dos "Os Jetsons".
Um hotel programado para abrir no parque temático Huis Ten Bosch em Nagasaki neste verão, planeja ter 10 funcionários robôs e pretende aumentar esse número para mais de 90% dos serviços do hotel.
Bem a novidade de hoje pode ser a necessidade de amanhã. O Japão tem uma população envelhecida, que levou discussões sobre o tema de como incorporar robôs na força de trabalho do país que esta diminuindo?
Em um país com uma população cada vez menor, com uma força de trabalho diminuída por conta disso, e profunda resistência à imigração, os robôs parecem desempenhar um papel muito importante no futuro do Japão.
A robótica no Brasil se encontra em rápida expansão e há robôs de excelente qualidade sendo desenvolvidos. Vários grupos de pesquisa, a maioria concentrada nas universidades, desenvolvem trabalhos de alto nível em robótica. Na área empresarial, um exemplo a ser citado é a cearense Armtec, que desenvolveu, com o apoio da FINEP, uma família de robôs brasileiros.
Nós temos grupos promissores, mas ainda não somos páreo para fazer frente ao mercado dos Estados Unidos, muito menos ao japonês.
No mercado brasileiro os robôs estão quase que totalmente confinados no ambiente automobilístico, o qual normalmente emprega engenheiros e tecnólogos como elementos de projeto e manutenção de aplicações onde os robôs (importados em sua quase totalidade) são utilizados.
Conheça o que o Brasil esta fazendo na área de robótica:
Centro de Robótica da USP: O Campus II da USP de São Carlos será sede do Primeiro Centro de Robótica do Brasil onde reunirá profissionais e estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A Universidade já desenvolve pesquisas sobre robotização de automóveis, robótica aérea para monitoramento de áreas agrícolas e de linhas de transmissão. Conta ainda com a parceria da montadora Fiat, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e da distribuidora de energia Ampla.
Motoman Robótica do Brasil, situada em Diadema - São Paulo, é uma subsidiária da Yaskawa America, Inc., uma das maiores empresas de robótica da América do Norte com mais de 35,000 robôs instalados.
http://www.motoman.com/brazil/
A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é a maior mostra de trabalhos de Robótica do país. Os trabalhos podem ser apresentados na Mostra Presencial e também publicados nos Anais do evento e na Mostra Virtual.
Loja de robótica BUILDBOT em Ribeirão Preto - São Paulo. A loja de robótica com peças e componentes eletrônicos diversos com soluções para robótica mas também produtos que podem ser utilizados em diversos projetos.
O que achou dos robôs substituindo humanos nas vagas de emprego? Comente abaixo.
Quer saber mais sobre internet e tecnologia, curta nossa pagina do Facebook a direita.
Seja o primeiro a compartilhar esta noticia no Facebook.
Quer ter em primeira mão os artigos do blog, baixe o aplicativo no seu celular clicando
AQUI.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br