Post no Facebook causa prisão e processo judicial.
Um mecânico de helicóptero americano, que criticou a seu empregador, nos Emirados Árabes e fez comentários depreciativos sobre "árabes imundos" em um post no Facebook, foi preso nos Emirados Árabes, e agora enfrenta acusações de calúnia cibernético contra o seu empregador.
Floridian Ryan Pate, 30 anos, escreveu um post no Facebook, enquanto estava nos EUA. Ele estava frustrado com o seu empregador nos Emirados Árabes, a empresa Global Aerospace Logistics, onde Pate é piloto de um helicoptero UH-60 para a empresa.
No mês passado, quando ele voltou para os Emirados Árabes, ele disse que foi contactado por autoridades de Abu Dhabi, que solicitou que ele comparecesse a uma delegacia de polícia sem falar o motivo. Ao chegar la foi acusado e preso.
Pate foi posteriormente acusado de calúnia contra seu empregador e de violar as leis que proíbem o cibercrime nos Emirados. Ele passou 10 dias na prisão antes de ser libertado sob fiança. Ele vai ser julgado em 17 de março, e pode pegar até cinco anos de prisão e uma multa de US $ 50.000.
"Eu não acho que um post no Facebook postado nos EUA sob os direitos da Primeira Emenda iria me jogar na cadeia como no Oriente Médio", disse Pate para um jornal.
Ele disse que as acusações sobre suas observações sobre os árabes foram retiradas.
"Disseram-me que o que eu disse foi uma generalização e não insultar diretamente neste país", disse ele. "Eu insultei diretamente a empresa. Essas são as acusações. "
Pate disse que sua intenção era "alertar as pessoas contra a trabalhar para" Global Aerospace Logistics, mas que ele "não foi muito discreto", para evitar tudo isso.
Ele disse que estava "tendo problemas com a empresa nos últimos quatro ou cinco meses." Pate teve alguns problemas de saúde durante o trabalho, e ele disse que ouviu rumores de que a empresa estava querendo demiti-lo, o que o levou a reagir online desta maneira.
"Eu só quero pedir desculpas a todo mundo que eu arrastei para isso", disse ele. "É embaraçoso, e eu nunca quis que isso acontecesse. Eu deixei minhas emoções tomarem conta de mim. "
As declarações do Pate sobre os árabes eram muito ofensivas, Qualquer pessoa, cultura ou pais devem ser respeitados. Qualquer um pode fazer comentários em países onde temos direito de livre expressão como no Brasil ou Estados Unidos onde Pate estava quando fez os comentários.
Mas mesmo no Brasil podemos sofrer consequências jurídicas como processos ou simplesmente perder um emprego. Já fizemos aqui no blog diversos artigos relatando sobre postagens em redes sociais e suas consequências, postou na internet pode ficar para sempre, pois pode ser copiada, compartilhada mesmo que seja apagada a postagem posteriormente.
Os Estados Unidos tem ajudado Pate a receber assessoria jurídica e de saúde.
A noiva de Pate, Jillian Cardoza, disse que ela começou a GoFundMe uma conta de doações para ajudar a pagar honorários advocatícios de Pate. A conta já levantou cerca de US $ 16.000 a 45.000 dólares.
O caso de Pate será ouvido no dia 17 de março, em Abu Dhabi.
Cuidado com que o que postam nas redes sociais!
Já teve algum problema em redes sociais? Comente abaixo.
Quer saber mais sobre internet e tecnologia, curta nossa pagina do Facebook a direita.
Seja o primeiro a compartilhar esta noticia no Facebook.
Quer ter em primeira mão os artigos do blog, baixe o aplicativo no seu celular clicando AQUI.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br