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Porque a maioria das estratégias de Mídia Social falham?

27 ago 2014 às 17:10

Porque a maioria das estratégias de Mídia Social falham?

Você sabe que a mídias sociais são importante para o seu sucesso online, certo? Claro que você sabe. Estamos no século 21 onde quase todo mundo tem algum tipo de conta de mídia social. Bem, pelo menos 73% dos adultos tem uma conta.


Mas só porque você está no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram não garante o sucesso de sua empresa ou negocio. Mesmo se você tiver uma boa quantidade de fãs, que curtem sua marca e muitos seguidores, isso não significa que a sua estratégia de mídia social está funcionando. Se você não está gerando conversas ou novos assinantes, ou revertendo suas estratégias em vendas, então o que você está fazendo falhou!


Estabelecer uma estratégia de mídia social é mais do que apenas postar uma atualização e informar as pessoas de um novo produto ou serviço. É mais do que apenas compartilhar informações relevantes. A estratégia de mídia social é um sucesso quando você é capaz de se envolver e interagir com seu público-alvo.



Isso parece simples, então por que muitas estratégias falham? As chances são de que elas cometeram um dos seguintes erros que mostraremos abaixo. Mas, não se preocupe. Estes são erros que devem ser fáceis de corrigir.


Valores que não corresponderem.


Você, obviamente, criou uma lista de valores essenciais para o seu negócio . Se não, como você pode explicar aos outros o propósito da sua empresa? Porque você já estabeleceu uma imagem de marca quando definiu sua missão, metas, prazos, e, a criação de uma estratégia de mídia social deve estar dentro deste contexto. Pelo menos nesta área.


Tudo o que você faz, ou pretende realizar, em mídia social devem basear-se nos valores do seu negócio. Isto não só orienta seus conteúdos e objetivos de negócio entre os meios de comunicação sociais, mas também pode gerar um plus sobre sua marca, desde que você também já tenha identificado o seu público-alvo e esteja ciente de seus desejos e necessidades.


Então, se você abrir um restaurante que serve apenas produtos orgânicos, explique suas razões para abrir esse negócio a potenciais clientes. Você não vai dizer que está fazendo isso porque é um negócio na moda agora. Você está fazendo isso porque as pessoas não estão comendo saudávelmente e você quer mudar este habito. Compartilhar conteúdo que explique por que o alimento orgânico é saudável para os habitantes locais e que o seu menu tem para oferecer aos seus vizinhos é um ótimo começo.


Conteúdo Não Consistente


O que adianta criar algo fantástico se ninguém vai dar uma olhada?


A campanha de mídia social exige consistência. Não estamos falando apenas de qualidade e informações úteis para o seu público. Nós estamos falando sobre o compartilhamento com uma frequência que tenha um conteúdo valioso. Mas, quanto e quando você deve atualizar seus post?


Infelizmente, não há nenhuma resposta correta aqui. Depende do seu negócio e clientes. Este é o lugar onde um pouco de pesquisa pode vir a calhar, como a busca de pessoas importantes que tenham um negocio de sucesso com as mesmas referencias que o seu negocio nas mídias sociais. Se espelhe sempre nos melhores. Pesquise tendências de assuntos de seus negocio e traga sempre um assunto interessante para seu publico.


Eu recomendo um post de qualidade uma vez ao dia.


Crie um calendário editorial que manterá você organizado e direcionará os assuntos de seus post, tenha também uma lista de palavras-chave alvo, abuse de títulos chamativos e imagens que chamem a atenção.


Compreenda as Mídias Sociais.


Aqui está um erro comum: não entender que todos os meios de comunicação social são diferentes. Por exemplo, o Facebook é grande porque é o serviço de comunicação mais utilizado social e o que é mais confiável. Mas, pode não atender o seu negócio.


Antes de iniciar qualquer coisa online, você precisa ter uma estratégia focada em seu mercado alvo. Perca um tempo identificando seu público-alvo, e com a elaboração de uma mensagem, com isso você pode salvar economizar tempo e energia e frustração .


Voltando ao exemplo restaurante orgânico, as empresas devem se concentrar em uma plataforma mais baseada em imagem como Instagram porque é onde as pessoas mais compartilham estas imagens. Agora, um escritório de advocacia não iria se beneficiar realmente com um perfil no Instagram. Esse público não está lá porque quer olhar para as imagens de um escritório de advocacia; eles querem informações sobre como eles podem ser ajudados.


Descubra quem é seu público e onde eles passam a maior parte do seu tempo. A partir disso concentre seus esforços de mídia social.


Não Proporcionar algo diferente.


Conteúdo. Conteúdo. Conteúdo. É tudo o que tenho ouvido sobre quando se trata de uma estratégia de mídia social. E isso é porque é uma parte importante de sua campanha. Mas, se todo mundo está criando e compartilhando conteúdo, por que as pessoas curtem, compartilham ou comentam sobre o seu conteúdo, se é igual a todos os outros?


Tente desenvolver ideias que sejam únicas. No mínimo, suas ideias devem ser adaptados para o seu público. O que queremos dizer com isso é dar um toque especial em seu conteúdo particular. Por exemplo, aquele restaurante orgânico que sempre criam artigos do tipo "As 10 razões pelas quais você deve comer alimentos orgânicos.". Em vez disso, estreite o assunto para algo como "As 10 razões pelas quais os Londrinenses devem comer alimentos orgânicos". É a mesma ideia, mas que agora se concentra nas pessoas, onde o restaurante está realmente localizado.


Gritar, e não escutar.


Enquanto você estiver nas mídias sociais para empurrar ou promover um produto ou serviço, você estará no caminho errado. As pessoas irão sintonizar o que você esta fazendo. Por quê não posso fazer somente propaganda? Porque esse não é o ponto de mídias sociais. Trata-se de um local de conversas e troca de experiências.


Em vez de apenas gritar e somente você usar a comunicação como somente de uma via para com seu público, tome algum tempo para realmente ouvi-los. Isso pode ser tão simples como pedir feedback. Quando você realmente ouvir o seu público-alvo em redes sociais, você vai obter uma melhor compreensão do que eles gostam e não gostam, bem como as informações que eles gostariam de ver.


Quando você entender o seu público, você pode produzir conteúdo que eles realmente querem ler e compartilhar. Essa é uma opção melhor do que gastar recursos em conteúdo que o seu público não responde.


Falta de monitoramento e medição.


O que todos os exemplos anteriores resumem é somente acompanhar e medir seus meios de comunicação social. Mesmo que você tenha identificado o seu público, você ainda precisa manter o controle sobre o quão eficaz o seu conteúdo tem sido.


Por exemplo, você percebe que o Facebook é a melhor rede para a sua marca. Como você esta fazendo sua campanha no Facebook ? Quantos "curtir" e "compartilhar" suas ações é o seu conteúdo que receberam? As pessoas estão deixando comentários? Você revertendo isso em vendas ou novos assinantes? Estas são questões importantes que precisam ser respondidas. Se não, você está continuando a criar e promover conteúdos que não estão provocando uma resposta de seu público. E isso é apenas um desperdício de tempo e dinheiro.


Se você precisar de ajuda no gerenciamento de suas mídias sociais procure sempre um profissional qualificado, nem pense em usar aquele seu sobrinho


A agencia Enter X trabalha a 04 anos com mídias sociais e terá o prazer de atende-lo.
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Vera Moraes
Jornalistas 0010150/PR
www.enterx.com.br


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