Pesquisadores descobrem que com o Twitter é possível localizar Surtos de HIV e outras doenças.
Os pesquisadores descobriram que o Twitter é uma ferramenta surpreendentemente útil para localizar focos de HIV. "Este estudo fornece o primeiro conjunto de evidências de como os dados de mídias sociais em tempo real podem ser utilizados para a extração, detecção e monitoramento remoto de atitudes e comportamentos relacionados com a saúde, descreve a equipe da UCLA.
Os resultados sugerem a viabilidade do uso de dados de tecnologias de redes sociais em tempo real para identificar as comunicações relacionadas com o risco para o HIV, e geograficamente mapear a localização dessas conversas.
A equipe mapeou mais de 9.800 tweets com temas sexuais e relacionados com as drogas e descobriu que suas localizações eram um bom indicador para as estatísticas estabelecidas sobre HIV. "Devido à crescente quantidade de dados de mídias sociais, pesquisadores e departamentos de saúde pública em breve serão capazes de construir sobre estes métodos, monitorar e detectar comportamentos de saúde e surtos de doenças com mais precisão."
Existem algumas limitações importantes para o estudo. O estudo é limitado para a propagação dos meios de comunicação social. Quando uma área carente que não tenha acesso a internet, os pesquisadores terão um ponto cego.
Esta não é a primeira vez que a Internet tem sido utilizada para controlar doenças. Em 2008, os pesquisadores descobriram com as buscas do Google uma maneira prática de rastrear surtos de gripe.
Agora, os pesquisadores de ponta estão olhando se as mídias sociais também podem prever a violência.
Sem fins lucrativos, uma nova arma contra a violência de Ron Conway realizou uma maratona hacker para ver se a aplicação deste meio poderia identificar inícios de atitudes de violência das gangues em mídias sociais e intervir antes que os tiros fossem disparados.
Embora possa haver desvantagens para o excesso de compartilhamento em redes sociais, parece que há benefícios também.
O uso das redes sociais também podem ser usados utilidade pública.
Fonte: Gregory Ferenstein - Tech Crunch
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos na internet.
Curta nossa pagina a direita e fique por dentro das novidades.
Vera Moraes
www.enterx.com.br
Leia também:
Polícia Federal vai às redes sociais para buscar desaparecidos.
Sistema localiza crianças perdidas na praia com SMS.