Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Novidade: App de mensagem para iPhone que não precisa de Internet.

03 abr 2014 às 15:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mais recente App de mensagem para iPhone que não precisa de Internet.

Você já imaginou um aplicativo que permita que o seu telefone conecte com outro telefone sem a necessidade de sinal de Internet? Você esta sorrindo agora?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Lojas de aplicativos móveis estão cheias com aplicativos de mensagens tipo WhatsApp.
A novidade e o FireChat, divulgado na semana passada para o iPhone , e vem se destacando. É o único que pode ser usado sem recepção de telefonia celular, sem sinal de internet. Gostou não é?

Leia mais:

Imagem de destaque

Empresas de alto potencial inovador apresentam tecnologias para o setor agro em Londrina

Imagem de destaque

Aprenda a criar uma startup em apenas três dias

Imagem de destaque

Aceleradora de protagonismo social chega a Londrina nos meses de julho e agosto.

Imagem de destaque

Sercomtel tem 30 dias para elaborar Plano de Saneamento


FireChat faz uso de um recurso que a Apple lançou na última versão de seu software móvel iOS, iOS7, chamado conectividade multipeer.

Publicidade


Esse recurso permite que os telefones se conectem uns aos outros diretamente, usando Bluetooth ou Wi-Fi como uma alternativa para a Internet. Se você estiver usando FireChat, vai conseguir trocar mensagens com outros usuários dentro de 100 metros sem o envio de dados através de sua operadora de telefonia celular.


O FireChat é o único aplicativo ate agora que foi projetado para fazer uso da conectividade multipeer, talvez porque o recurso continua a ser desconhecido para a maioria dos desenvolvedores da Apple.

Publicidade


Espero que mais pessoas comecem a usá-lo em breve. É uma estrutura impressionante com um grande potencial. Provavelmente há um grande uso para a conectividade multipeer em todas as situações onde há pessoas agrupadas querendo compartilhar algum tipo de informação.


O novo recurso de iOS7 atualmente suporta apenas dados transportados diretamente de um dispositivo para outro, e de um dispositivo para vários outros.

Publicidade


No entanto, o software Open Garden vai estender o recurso para que os dados possam ser transmitidos entre dois iPhones fora do alcance um do outro através de dispositivos intermediários. Essa abordagem, conhecida como rede de malha, está no centro de vários projetos existentes para criar redes de comunicações controladas em comunidade.


Aplicativos construídos para explorar tais esquemas de dispositivo a dispositivo podem oferecer benefícios de segurança e privacidade sobre aqueles que dependem da Internet.

Publicidade


Por exemplo, as mensagens enviadas usando FireChat para dispositivos próximos não passam através de quaisquer sistemas operados por qualquer Open Garden ou uma operadora sem fio, embora eles sejam transmitidos a todos os utilizadores FireChat que estiverem próximo.


Isso significa que o conteúdo de uma mensagem e de metadados não pode ser colhida a partir de um hub central de comunicações por uma agência ou governo.

Publicidade


"Este método de comunicação é imune a firewalls como os instalados na China e Coréia do Norte", diz Mattt Thompson , um engenheiro de software que escreve os códigos iOS e Mac desenvolvidos pela empresa NSHipster.


As revelações recentes sobre a vigilância em larga escala de serviços online e a ladainha constante de violações de dados tornam este um bom momento para aplicações que não dependem de servidores centrais. "À medida que os usuários se tornem mais conscientes das implicações de tecnologias que dependem de segurança e privacidade, movendo-se na direção do local, a rede ad-hoc fazem muito sentido."

Publicidade


No entanto, este sistema de malha de rede aplicativos também vem com seus próprios riscos, uma vez que um intruso pode ter acesso ao tráfego local apenas usando um dispositivo dentro do alcance.


Peer-to-peer comunicações móveis e redes mesh podem ser especialmente importante em países com infraestrutura de comunicações mínimas. "Você pode ver o Google gastando bilhões em fibras e balões, mas isso não vai resolver o problema da conectividade móvel onipresente", diz Benoliel.


Ele argumenta que a disseminação de telefones Android baratos em todo o mundo vai fazer a rede mesh viável. "Precisamos criar pequenas Internetes que podem funcionar por conta própria e então conectá-los com a grande Internet."


Então será o fim do WhatsApp? O que você acha?


Gostou da nova tecnologia? Seja o primeiro a compartilhar com seus amigos no Facebook.


Curta nossa pagina a direita e fique por dentro das novidades.


Fonte:
Mit technology
Open Garden


Vera Moraes
www.enterx.com.br

Leia também:
Que telefones celulares os líderes mundiais usam?
Cochilos do Google: os melhores lugares do mundo para dormir.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo