Enter X

Mídias Sociais para campanhas Eleitorais.

13 ago 2014 às 17:58

Mídias Sociais para campanhas Eleitorais.

Este é uma matéria de marketing online, não um post político. As observações políticas que vou fazer são baseadas em marketing.


As mídias sociais não são apenas um conjunto de ferramentas que as pessoas e empresas podem usar para aumentar a sua presença online. Elas são portais interativos que representam uma verdadeiramente incrível mudança na forma como a nossa cultura se conecta e divulga informações.


Tomemos como exemplo a campanha de Barack Obama de 2008 que ganhou as eleições com uma ampla margem de votos.


Certamente, há uma série de elementos diferentes que se juntaram para resultar na vitória de Obama, incluindo um clima político que favoreceu sangue novo contra a velha guarda, a frustração com as políticas econômicas republicanas e a presença do declínio da diplomacia norte americana no exterior.


Mas, além desses elementos políticos, a equipe de Obama trouxe um novo ingrediente à mistura uma multi facetada campanha das mídias sociais.


Não há como discordar do fato de que Obama criou uma presença na web mais eficaz do que qualquer outro candidato na história política. O sucesso do presidente ganhando seguidores ultrapassou de longe seu rival republicano John McCain.


A seguir algumas dicas usadas na campanha de Obama que você pode usar em sua campanha política online.


1. As mídias sociais e as novas regras de marketing são essenciais.


Para se tornar político eleito, você deve fornecer informações para seus eleitores online,usando todos os recursos das mídias sociais e usando isso como uma ferramenta fundamental para sua campanha.


2 Definir métricas de sucesso quantificáveis.


O que é medido é gerenciado. Se você não definir metas métricas especificas para rastrear dentro de sua campanha de marketing, como você vai saber se você está no caminho certo para ter sucesso ou se você precisa ajustar curso? Invista algum tempo para determinar quais as variáveis que mais contribuem para o sucesso de sua campanha e, em seguida, implemente testes destinados a otimizar essas métricas.


3 Foco em seus elos mais fracos.


Saiba quais são seus pontos fracos. Quando se trata de melhorar suas métricas você deve descobrir quais são eles e desenvolver estratégias para eliminá-los.


4 Descubra seu publico alvo.


Diferentes grupos responderam a de forma diferente. Conheça o perfil de seu publico alvo, e faça sua campanha para eles.


5 Aproveite as circunstâncias.


Você nunca sabe quando as oportunidades virão. Mantenha-se atualizado sobre as notícias do setor e busque oportunidades para partilhar os seus pensamentos sobre os acontecimentos atuais, a fim de tirar proveito de suas circunstâncias.


6 Faça aliança com jornalistas, blogueiros e personalidades influentes na internet.


O Blogueiro Steve Garfield é muito influente na internet. Ele tem dezenas de milhares de seguidores. Durante as primárias, Garfield participou de vários comícios realizados por vários candidatos. Quando ele pediu para ir na seção de jornalistas em um comício de Hillary Clinton, foi negado sua participação(porque ele "não era um jornalista oficial ") e teve que cobrir na parte de trás junto da multidão. No entanto, na campanha de Obama, imediatamente o levaram até a sala de imprensa onde foi colocado junto com todos os repórteres da impressa dos principais jornais e equipes de TV mundiais. Obama compreendeu que jornalistas e personalidades influentes têm imenso poder de persuadir pessoas na internet.


7. De forma clara e simples articule o que você quer que as pessoas acreditem.


Desde o início, Obama falou sobre "mudança". A palavra "mudança" estava em toda parte, em sua campanha. O que você candidato representa? Difícil dizer, não é? Descubra e faça sua campanha baseada nisso.

8. As pessoas não se preocupam com plataformas e teorias, em vez disso elas se preocupam com elas mesmas e sobre como resolver os seus próprios problemas.


Entenda que seu trabalho é resolver os problemas enfrentados pelos seus eleitores. Eleitores compram soluções, e não apenas um indivíduo. Seja um candidato sintonizado com os problemas de seus eleitores.


9. Não ficar obcecado sobre a concorrência.


Não mencione sobre seus concorrentes. Coloque seu foco nas soluções dos problemas de seus eleitores.


10 Coloque os seus fãs em primeiro lugar.


Passe as noticias em primeiro lugar para seus eleitores e depois para a mídia.


11 Negatividade não vende.


Tenha temas de esperança e da ideia de que a vida pode ser melhor com a mudança. Mencione os problemas, mas tenha sempre uma solução.


11 Tire um tempo com sua família.


Talvez isso não seja realmente uma observação de marketing. Obama teve tempo para estar com sua esposa e filhas, quando ele poderia ter feito algum outro comício. Ele levou vários dias no final da corrida eleitoral para passar tempo com sua avó doente. Enquanto ele se afastou do "trabalho" As pessoas se identificavam com sua devoção a família.


12 Esteja preparado para gerenciar uma crise.


Tenha sempre uma estratégia para uma crise nas mídias sociais. Coloque pessoas especializadas para gerenciar esta crise como jornalistas, SEO, relações publicas.


A agencia Enter X e especializada em mídias sociais e presença online. Estamos a disposição para assessoramento online. Clique AQUI para conhecer nossa empresa.

Vera Moraes
Jornalista 0010150/PR
www.enterx.com.br


Continue lendo