Enter X

Livro tecnológico faz os leitores experimentarem sensações dos personagens.

31 jan 2014 às 17:08

Livro Tecnológico faz os leitores experimentarem sensações dos personagens.


Os irmãos Grimm (em alemão Brüder Grimm ou Gebrüder Grimm) Estão dando piruetas no túmulo.


Era uma vez uns pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveram uma nova tecnologia baseada em sensores que possibilitam uma leitura interativa, de um livro infantil, causando sensações ao leitor que a torna mais real, por meio da tecnologia.


O projeto foi nomeado "Sensory Fiction" (ficção sensorial) e consiste em um wearable book que provoca sensações físicas por meio de um colete capaz de criar efeitos de iluminação, vibrações, mudanças de temperatura e compressões de acordo com a história do livro para melhorar a experiência da leitura.


Para transmitir emoções, o laboratório criou um traje eletrônico (tipo um colete) capaz de reproduzir sensações em quem lê. Porém, a novidade ainda não tem prazo para chegar às livrarias.Haaaaaaa sem choro!!!!


Como funciona o super traje:


Uma espécie de colete vazado nada fashionista, que têm na parte da frente, duas placas pouco acima do peito que transmitem impressões de temperatura.
Outras quatro placas em volta da cintura ficam responsáveis pelas sensações de compressão. Elas influenciam na pressão arterial, possibilitando a sensação de batimentos acelerados - por exemplo.
Nos ombros, alças ficam responsáveis por medir a temperatura do corpo e uma unidade de controle central, na parte das costas (logo abaixo do pescoço), comanda o espetáculo sensorial. E a historia bomba!!!!


Além disso, o livro propriamente dito vem com 150 lâmpadas de LED capazes de reproduzir a iluminação de ambientes e estados de espírito dos personagens - trazendo também um suporte de som. Quero experimentar esta baladinha de historia de ninar!!!


Cinderelas a parte, para aquelas que correram as livrarias para comprar 50 Tons de Cinza já adianto que este tipo de livro só existe ainda na versão Historia infantil!!!


Outros exemplos:


Existe também a literatura de ficção sensorial com o livro: "The girl who was plugged in" (A menina que estava plugada).


Entretanto, esse não é o primeiro projeto no sentido de uma literatura mais interativa.


Outro exemplo de viés parecido é o livro 'The Search for WondLa" (À procura de WondLa), de Tony DiTelizzi. Publicado nos EUA em 2010, ele permite o acesso a mapas 3D com auxílio de um computador.




A Disney também desenvolve projetos na área de realidade aumentada, que podem permitir em breve que imagens projetadas por smartphones se movimentem pelas páginas de seus livros.
Agora, assista ao vídeo sobre ficção sensorial produzido pelo MIT (em inglês):



Fonte: http://scifi2scifab.media.mit.edu/2013/12/19/sensory-fiction/


Que tal uma historia de terror com esta tecnologia???BUHHHH!!!!


Gostaram do Post? Compartilhe com seus amigos no Facebook abaixo e comente!


Curta nossa Fanpage AQUI.

Vera Moraes
www.enterx.com.br


Continue lendo