Lista negra do Procon para lojas virtuais só aumenta.
Será que você já comprou em alguma delas ou pretende comprar? Evite dores de cabeça, consulte a lista negra de sites do Procon.
O Procon-SP divulgou em Dezembro de 2013 uma nova lista contendo sites não recomendados para compra, totalizando 325 sites que tiveram reclamações registradas junto ao órgão e não resolveram o problema.
Com a inclusão das empresas Baratoajato.com.br, Myamivendas.com, Miamicelular.com, aumentou a lista de sites não recomendados pelo Procon-SP. Esses fornecedores tiveram reclamações de seus clientes registrada no Procon-SP, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes.
As queixas, em sua maioria, se devem à falhas na entrega de produtos e por não terem proposto estratégias para solucionar o problema do consumidor.
As queixas contra esses sites ocorrem por irregularidades na prática do comércio eletrônico, principalmente por falta de entrega do produto adquirido. Esses fornecedores não são localizados - inclusive pelo rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil. Por isso, antes de comprar, o consumidor deve buscar mais informações a respeito do fornecedor para não cair em armadilhas. Confira algumas dicas:
- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);
- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
- Desconfie de ofertas vantajosas demais;
- Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário e/ou depósito em conta.
- Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
- Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
Para visualizar a lista completa clique no link abaixo:
http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf
Ja teve problemas com alguma empresa? Comente abaixo!
Fonte: Procon São Paulo
Curta nossa Fanpage e fique por dentro das novidades: https://www.facebook.com/AgenciaEnterX
Vera Moraes
www.enterx.com.br