Enter X

João Melhado da Endeavor fala sobre empreendedorismo em Londrina.

07 ago 2015 às 16:23

João Melhado da Endeavor fala sobre empreendedorismo em Londrina.

João Melhado é formado em Economia pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
É coordenador da área de Pesquisa e Mobilização da Endeavor Brasil, onde trabalha desde 2012, produzindo conhecimento sobre o ecossistema do empreendedorismo e o impacto das empresas de alto crescimento no país. Entre outros estudos, participou da elaboração do Índice de Cidades Empreendedoras, que analisou o ambiente de negócios de 14 capitais brasileiras.


"A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Esses empreendedores são aqueles com os maiores sonhos, capazes de criar empresas que fazem a diferença e crescem continuamente, prosperam e empregam milhares de pessoas."(Linda Rottenberg, fundadora da Endeavor Global).


João Melhado é formado em Economia pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.


É coordenador da área de Pesquisa e Mobilização da Endeavor Brasil, onde trabalha desde 2012, produzindo conhecimento sobre o ecossistema do empreendedorismo e o impacto das empresas de alto crescimento no país. Entre outros estudos, participou da elaboração do Índice de Cidades Empreendedoras, que analisou o ambiente de negócios de 14 capitais brasileiras.


João vai participar do Startup Weekend Londrina nos dias 14, 15 e 16 de Agosto com uma palestra sobre empreendedorismo.


João conversou com o blog Enter X sobre empreendedorismo e ambiente empreendedor.


João falou sobre como identificar os problemas do ambiente empreendedor: "Existem muitas formas, mas pra Endeavor, mas a melhor forma é combinar duas coisas: frameworks conceituados (o da OCDE é o principal) e levantamento de dados + muitas conversas com empreendedores e gente que vive o empreendedorismo na ponta."


João ressaltou que o primeiro para criar um pais mais empreendedor é entendendo quais são os desafios do ambiente empreendedor de um país (e isso você faz com a pergunta anterior). Depois de entender as prioridades, você busca benchmarks do que estão fazendo em relação a esses problemas (no Brasil e principalmente fora). Por fim, você faz um planejamento rápido e testa. No fundo, é bem parecido com criar uma startup.


O pesquisador salientou características positivas e negativas do ecossistema brasileiro que se destacam dos outros ecossistemas mundiais: "A cultura empreendedora, de uns anos pra cá, melhorou muito. Costumamos dizer que quando a Endeavor chegou no Brasil, 15 anos atrás, a palavra empreendedorismo nem existia no dicionário. Hoje, eventos como o Startup Weekend Londrina já não são raridade, felizmente. Agora, falta muita coisa pra melhorar no ecossistema brasileiro. Começa, claro, com a burocracia, mas falta gente boa para trabalhar nas empresas, negócios inovadores e que tenham o pensamento global."


João colocou evidenciou a burocracia brasileira entre as dificuldades de um empreendimento: "Começa já na abertura de empresas, que de acordo com o Banco Mundial pode levar mais de 100 dias, em alguns casos. Tem cidades (no Brasil e no mundo), que se faz em horas. Pagar impostos também pode ser uma loucura. O impacto é grande, porque o empreendedor ao invés de pensar no negócio dele, em como entregar um produto/serviço melhor, precisa se preocupar com burocracia. Mas isso também não pode servir de desculpa, porque é igual pra todo mundo e tem muito empreendedor crescendo, com burocracia e crise."


João conversou com o Blog Enter x sobre as cidades fora do eixo rio São Paulo estão se destacando no empreendedorismo: "Sem dúvida, coloco Florianópolis em primeiro lugar (também de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras criado pela Endeavor). Eles começaram a impulsionar o empreendedorismo 30 anos atrás e hoje estão colhendo os frutos. Muitos bons negócios saindo de lá. E a cidade é menor que Londrina!"


João colocou que no povo brasileiro e muito empreendedor, o brasileiro é um dos que mais querem empreender no mundo, disse ele! Mas falta sonhar grande e inovar, estamos entre os piores nestes quesitos!!


A preocupação de muitos empreendedores na hora de tirar sua ideia do papel é dinheiro. João discordou dizendo que: "O maior obstáculo é ficar pensando e planejando muito. Se você tem uma boa ideia, bota ela na rua e testa. Se resolver um problema dos seus clientes, dinheiro não vai ser problema!"


Sobre o povo brasileiro ser inovador, João tem suas ressalvas: "Pode até ser criativo, mas está longe de ser inovador -- pelo menos nas suas empresas. Em geral, as inovações aqui são cópias ou com melhorias marginais, incrementais. É raríssimo encontrar um negócio disruptivo no país."


Perguntamos a João se Londrina pode ser considerada uma boa cidade para empreender, ele foi cuidadoso ao responder que: "Confesso que não tenho muitos números pra avaliar, hoje. Mas é uma cidade com ótima qualidade de vida, uma universidade pública bem qualificada e próxima a grandes centros, como São Paulo e Curitiba. Já é um ótimo começo!"


João salientou que ser um empreendedor de alto impacto é sonhar muito grande e executar com perfeição. Pra isso você sempre vai precisar ouvir seu cliente e, antes de tudo, formar um bom time!


O pesquisador citou as cinco características essenciais para empreender: "Fizemos uma pesquisa pra analisar os comportamentos essenciais de todo empreendedor e encontramos: resiliência, coragem pra enfrentar riscos, desejo de protagonismo, autoconfiança e otimismo."


Leia sobre o Índice das cidades empreendedoras AQUI


João vai estar em Londrina palestrando no evento Startup Weekend Londrina nos dias 14, 15 e 16 de Agosto com uma palestra sobre empreendedorismo.


Mais informações: http://www.up.co/communities/brazil/londrina/startup-weekend/6316
Ou email: londrinastartupweekend@gmail.com

Vera Moraes
www.enterx.com.br


Continue lendo