Imprima o almoço de domingo em uma impressora 3D.
Mais uma prova de que agora você pode imprimir qualquer coisa em uma impressora 3D, uma empresa chamada Natural Machines lançou uma impressora 3D de comida.
O "Foodini", como é chamada, não é muito diferente de uma impressora 3D regular, mas em vez de imprimir com plástico, ele imprime com ingredientes comestíveis espremidos em cápsulas de aço inoxidável: "É a mesma tecnologia", diz Lynette Kucsma, co-Fundador de Máquinas naturais ", mas com plásticos há apenas um ponto de fusão, enquanto que com a comida há diferentes temperaturas, consistências e texturas. Além disso, a gravidade funciona contra nós, os alimentos não mantém a forma, tão bem como o plástico. "
A startup sediada em Barcelona diz que sua máquina é a única de seu tipo capaz de imprimir uma grande variedade de pratos, desde doces a salgados.
Na fase inicial de lançamento da impressora, serão direcionadas principalmente a usuários de cozinhas profissionais, com uma versão para o consumidor em sequencia , a um preço de varejo projetado para US $ 1.000.
Em princípio, o Foodini soa como um auxílio para preguiçosos: pressione um botão para imprimir os seus ravióli.
Bem quantas vezes você já fez ravióli caseiro? Abrir a massa em uma camada fina e adicionar o recheio, depois adicionar a camada superior de massa, e, em seguida, cortar todos do mesmo tamanho leva tempo. Foodini promete fazer isso por você. Basta carregar a massa e recheio na impressora e a Foodini imprimirá raviólis individuais para você.
Mas Natural Machines foi projetada para cuidar apenas das partes difíceis e demoradas da preparação de alimentos que desencorajam as pessoas de cozinhar em casa, e que promove a alimentação saudável, exigindo ingredientes frescos preparados antes de imprimir.
No entanto, a empresa está trabalhando com os principais fabricantes de alimentos para criar cápsulas de plástico pré embaladas que podem ser colocadas na máquina de fazer comida, a empresa assegura que estes alimentos serão livres de conservantes, com um prazo de validade limitado de cinco dias.
O processo de impressão é lento, mas mais rápido do que a impressão 3D regular. Além de ser capaz de criar projetos complexos, tais como decorações do bolo muito detalhadas ou alimentos dispostos em formas inusitadas, o Foodini pode ser útil para receitas que necessitam de precisão e destreza, como pizza caseira ou massas recheadas.
A idéia vem com uma tela sensível ao toque na parte frontal que se conecta a um site de receita na nuvem, por isso é, um aparelho de cozinha conectado. Os usuários também serão capazes de controlar o dispositivo remotamente usando um smartphone, e partilhar as suas receitas com a comunidade.
A ideia pode parecer estranha inicialmente, mas relembremos o forno de microondas, por exemplo: na década de 70, as pessoas estavam um pouco temerosas, elas achavam que os alimentos poderiam ser envenenado com radiação ou algo assim, mas hoje em dia quase todas as casas existe o eletrodoméstico.
A empresa está concluindo uma rodada de financiamento e planeja começar a produção em massa no segundo semestre de 2015.
O que achou da impressora 3 D de comida? Comente abaixo.
Quer saber mais sobre internet e tecnologia? Curta nossa pagina do Facebook a direita.
Seja o primeiro a compartilhar no Facebook.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br