Hotel tem robô tipo R2-D2 da saga Star Wars.
O pequeno robô R2-D2 é um dos principais personagens da saga Star Wars. Ele é um dróide responsável pela manutenção e navegação de aeronaves da saga. Fala uma "linguagem" incompreensível, de bipes e sons eletrônicos.
Não se assuste se você encontrar um robô parecido com este R2-D2 no saguão de um hotel do outro lado da rua do campus corporativo da Apple, deslizando até um elevador rumo para seu destino final o quarto de algum hospede do hotel.
O Botlr foi projetado e construído pela startup Savioke que fica na Califórnia, que em abril anunciou uma rodada de financiamento investidores, incluindo a Google Ventures.
A partir de 20 de agosto, o hotel Aloft vai começar a testar uma espécie de mordomo robótico, um veículo de serviço sobre rodas, concebidos para transportar itens da recepção do hotel para os quartos.
Botlr faz parte de uma nova geração de robôs como os carros do Google de auto direção, robô Tug de fornecimento do hospital de Aetheon e que estão começando a andar por ai em todo o mundo.
Muito se tem questionado sobre quais serão as consequências destes robôs na lógica mais inteligente do que a nós no mundo? Será que a próxima fase da automação de máquinas pode levar a escassez de emprego?
Bem a rede Aloft Hoteis estão mais interessados na automação como uma ferramenta de economia de trabalho. Eles dizem que estão simplesmente usando a tecnologia na pequena cadeia de hotéis para adicionar mais eficiência em seus serviços.
"Eu vejo isso como um reforço para o nosso serviço ao cliente", disse Brian McGuinness, Starwood Hoteis vice-presidente sênior da Starwood Hoteis, que incluem o projeto de mais 100 hotéis Aloft que serão inaugurados em 14 países no próximo ano. O vice presidente garante :"Não vai ser um substituto para o nosso talento humano."
Além de seu design lembrar um mordomo, Botlr não tem nada da aparência humana. Na verdade, parece um pouco como R2-D2 depois de uma dieta. Ou, talvez, como uma torre de resfriamento de uma usina nuclear em miniatura.
O robô não geraria uma segunda olhada se estivesse apenas parado em um saguão de hotel. Mas em movimento, ele pode atingir velocidades de até quatro quilômetros por hora.
Quando o robô chega a porta do hospede, o sistema chama o quarto, alertando o hospede para a entrega.
O robô, que tem uma câmera e outros sensores, é capaz de reconhecer quando a porta do quarto for aberta e em seguida, levantar a tampa do compartimento de armazenamento.
Imagem:Peter DaSilva for The New York Times
Apelidado de ALO pronuncia-se "el-oh", é o primeiro Botlr dos hotéis (abreviação de mordomo robô.) mede pouco menos de 3 metros de altura, ALO vem vestido com um uniforme de mordomo, com gola de vinil e em breve estará de plantão durante todo o dia e noite para atender às solicitações dos convidados.
Esqueceu sua pasta de dentes? Precisa de mais toalhas? Que tal uma barra de chocolate de fim de noite? Basta ligar para a recepção, onde a equipe irá carregar a Botlr com itens solicitados, programar o número do quarto do hóspede e enviá-lo para fazer a entrega, e o robô sai pelo hotel navegando pelos corredores e pode até mesmo chamar o elevador usando Wi-Fi.
Que tal ter um destes na sua casa? O que acha da ideia? Comente abaixo.
Gostou do post? Seja o primeiro a compartilhar com seus amigos no Facebook.
Mande suas dicas para matérias do Bolg Enter X clicando em fale com a blogueira a direita.
Vera Moraes
Jornalista 0010150/PR
www.enterx.com.br