Governo do PT usou computadores do Planalto para manipular Wikipedia.
Em 15 de janeiro de 2001, surgia na internet a Wikipedia uma nova forma de propagar e contribuir com o conhecimento. Com conteúdos colaborativos, (qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo pode alterar o que está escrito).
A Wikipedia conta com mais de 25 milhões de artigos, escritos por colaboradores voluntários ao redor do planeta. O nome do site Wikipedia surgiu da junção de uma referência à palavra havaiana wiki (com o significado de rápido, ligeiro) com o termo britânico enciclopédia.
Por ser uma enciclopédia colaborativa, muitos usuários e internautas questionam a o conteúdo dos artigos, a enorme taxa de vandalismo virtual e a veracidade das informações. Vários artigos do banco de dados da Wikipédia contêm informação sem verificação ou com pouca credibilidade.
Muitas pessoas podem editar o mesmo artigo, qualquer informação que não seja verídica é rapidamente editada por outro colaborador. Existem também administradores que podem banir usuários que cometam vandalismo, através do Endereço de IP da pessoa.
A comunidade dos administradores da Wikipédia decide se aceitam as alterações feitas pelos editores ou se mantém o conteúdo da edição.
Existem normas de conduta que devem ser seguidas. Administradores e burocratas podem bloquear vândalos e proteger ou deletar páginas.
Esta semana um escândalo apareceu em uma reportagem da Folha de São Paulo que revelou que Computadores da Presidência da República e do Serpro foram usados para manipular informações em prol de Dilma e Padilha na Wikipedia entre os anos de 2008 a 2014.
Segundo a Folha de São Paulo onze computadores do governo federal foram usados para editar paginas do ex ministro da Saúde Alexandre Padilha que alteraram o conteúdo colocando elogios e deletando as criticas.
Foram alterados textos também textos de suspeitas de corrupção da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), textos do movimento passe livre, e foram feitas criticas ao José Serra durante as eleições de 2010.
Para confirmar estas informações a reportagem da Folha usou os registros da Wikipédia dos endereços de IP de computadores que fizeram alterações em suas páginas. Foram cruzados estes dados com os endereços de IP registrados em nome do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Presidência da República.
No mês passado a página da personagem Dilma Bolada foi retirada do ar pelo dono do perfil. A página "fake" criada pelo estudante Jeferson Monteiro ficou famosa na internet pelas sátiras feitas à presidente Dilma e pelas piadas com os pré-candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). O conteúdo da pagina era viral e tinha alto impacto na opinião dos eleitores.
O perfil de Dilma Bolada esteve envolvido numa polêmica após Monteiro ter dito que foi convidado a trabalhar para a campanha presidencial de Aécio. Misteriosamente o perfil foi tirado do ar com uma explicação fajuta. Talvez tenha sido um fardo muito grande para o estudante carregar.
Já não e novidade na era de Edward Snowden como as agências de inteligência ocidentais estão agindo para manipular e controlar as narrativas online, com táticas extremas de construção de versões e destruição de reputações.
Existe também o caso acontecido no Congresso dos EUA onde um número de edições, aparentemente feitas em tom de brincadeira, foram descobertas feitas no site da Wikipédia com endereços IP vindo de dentro da legislatura dos EUA.
Uma das edições acusou o governo cubano de falsificar o pouso na Lua, e nomeou o ex-secretário de Defesa Donald Rumsfeld como um assistente de alienígena.
O governo britânico também não escapou desde 2003, 5.919 revisões foram feitas para artigos da Wikipédia por colaboradores anônimos com destinatários IP a partir do governo do Reino Unido.
O artigo da Wikipedia sobre Saddam Hussein foi editado 24 vezes a partir desses endereços IP do governo dos EUA, 16 na lista dos artigos mais editados, a maior parte dos quais eram remoções significativas e persistentes de referências positivas para o ditador.
Em meados de julho, alguém dentro do governo russo estava editando as páginas da Wikipedia referentes ao ataque MH17, alterar o texto para acusar os soldados ucranianos de derrubar o avião Malaysian Airlines.
Existe faz muito tempo especulações de órgãos do governo para monitorar e influenciar as comunicações por internet, infiltrando-se secretamente em comunidades online e redes sociais para semear falsas informações e disseminar.
Nenhum governo deveria ter poderes para usar táticas para manipular a internet. Permitir estas ações, sem nenhum conhecimento do público, é particularmente injustificável.
O que mais esta sendo manipulado? Qual sua opinião? Comente abaixo.
Gostou do post? Seja o primeiro a compartilhar com seus amigos no Facebook.
Curta nossa pagina a direita do Facebook e fique por dentro das novidades primeiro.
Vera Moraes
Jornalista 0010150/PR
www.enterx.com.br
Leia também: